Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Polícia descobre que GPS de caminhão-pipa foi fraudado pela esquerda no governo Lula (2023) #boato

Polícia descobre que GPS de caminhão-pipa foi fraudado pela esquerda no governo Lula (2023) #boato

Polícia descobre que GPS de caminhão-pipa foi fraudado pela esquerda no governo Lula (2023), diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Depois de Lula mandar fechar as bombas da transposição do Rio São Francisco, a esquerda resolveu fraudar o GPS do caminhão-pipa para matar os nordestinos de sede.

Nos últimos dias, tem-se observado a circulação de muitas informações falsas sobre o Rio São Francisco. A mais recente história a circular é a de que haveria uma fraude por parte da “esquerda” envolvendo a entrega de água no Nordeste durante o governo de Lula (agora em 2023).

De acordo com o texto que circula online, a polícia teria descoberto que a esquerda estaria fraudando o GPS dos caminhões-pipa para falsear as rotas e deixar de entregar água para a população. A mensagem aponta, ainda, que isso ocorreu durante o governo de Lula e seria mais um passo para “matar os nordestinos de sede”. Leia a mensagem que circula online:

Versão 1: Polícia descobre que a história é pior ainda do que desligar a transposição do São Francisco. Os GPS do caminhão pipa pagos com nosso dinheiro estão em carros. Eles fazem a rota fingindo entregar a água para acusar GPS a rota e o povo morrendo de sede com o caminhão pipa parado.

Vídeo: é falso que Lula foi flagrado beijando Suzanne von Richtofhen

Versão 2: “GPS dentro de carros de passeio se passando por caminhões pipas” essa é a maldita esquerda. É povo nordestino, vocês apostaram no quanto pior melhor e a conta chegou a jato. Infelizmente vocês não deram o devido valor ao Bolsonaro que tanto fez ao povo do nordeste e a ingratidão foi imediata. Falo isso com propriedade, porque tenho vizinhos nordestinos e familiares que moram no nordeste que apoiaram e votaram no Lularápio o maior criminoso da história do Brasil. FAZ O L E PASSEM SEDE

Polícia descobre que GPS de caminhão-pipa foi fraudado pela esquerda no governo Lula (2023)?

A história sobre a suposta fraude de Lula na entrega de água no Nordeste se espalhou rapidamente na internet, resultando em diversos adjetivos negativos para o ex-presidente. No entanto, assim como em outros casos, a informação que vincula o governo dele à denúncia do uso indevido dos GPS é falsa e não tem base em fatos comprovados.

A mensagem sobre a suposta fraude da esquerda na entrega de água no Nordeste já nos deixa desconfiados devido ao seu caráter vago, o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis. Além disso, nos últimos dias têm sido intensa a circulação de fake news sobre água no Nordeste, como a história sobre a barragem que supostamente teria estourado na Bahia e a que apontava para o corte de água na transposição do Rio São Francisco.

Ao buscar por informações em fontes confiáveis sobre a suposta fraude de Lula na entrega de água no Nordeste, não foi encontrado nada que comprovasse tal história. Pelo contrário, encontramos evidências de que é uma fake news mesmo.

Na realidade, a fraude com o GPS de caminhões-pipa ocorreu em 2021 e Lula não tem qualquer ligação com o assunto. Essa matéria do g1 aponta que o flagrante ocorreu na cidade de Juazeiro do Norte (CE) e que a fraude ocorreu por conta de prestadores de serviço. Na época, o presidente era Bolsonaro (o que não significa que ele tem culpa).

Em resumo, é falsa a mensagem circulando na internet que aponta para uma suposta fraude de Lula na entrega de água no Nordeste. Ao buscar por informações em fontes confiáveis, não foi encontrado nada que comprovasse a história e, na realidade, a fraude com o GPS de caminhões-pipa ocorreu em 2021 e Lula, a esquerda e o governo não têm qualquer ligação com o assunto.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/40erlBS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: