Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Petistas invadiram e depredaram restaurante Coco Bambu em Fortaleza (ou Vitória) durante festa da vitória de Lula #boato

Petistas invadiram e depredaram restaurante Coco Bambu em Fortaleza (ou Vitória) durante festa da vitória de Lula #boato

Petistas invadiram e depredaram restaurante Coco Bambu em Fortaleza (ou Vitória) durante comemoração da vitória de Lula, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra petistas invadindo e depredando uma unidade do restaurante Coco Bambu em Fortaleza (ou Vitória) durante a comemoração da vitória de Lula nas eleições 2022.

O day after das eleições está, pelo menos em termos de fake news, no mesmo ritmo do período de campanha. A prova disso que diversos vídeos atribuídos a “comemoração do PT” estão circulando na internet.

Um deles aponta que “petistas comemorando a vitória de Lula” teriam depredado uma unidade do restaurante Coco Bambu. Há versões da história que apontam que o caso teria ocorrido em Fortaleza. Outras apontavam que o caso teria ocorrido em Vitória. Junto a mensagem, há um “vídeo da suposta invasão”. Veja e leia:

Versão 1: Agora neste momento, invadiram o restaurante COCO BAMBU da beira mar e estão depredando, chamaram a polícia. É uma vergonha Versão 2: Olha a gravidade da situação: Coco Bambu havia declarado apoio a Bolsonaro. Pois é…. É só o começo dos dias que virão. Versão 3: Agora neste momento invadiram o restaurante Coco Bambu da Beira Mar e estão depredando, chamaram a polícia. É uma vergonha

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 4: Recebi as imagens de um amigo. Segundo ele, neste momento, invadiram o restaurante CocoBambu perto da ponte de Camburi e estão depredando tudo. VEm Fortaleza a onda dos carniças do Petista, acabaram de invadir o côco bambu da beira mar e destruíram TUDO!!! COM A PALAVRA O GOVERNO FEDERAL.!!! O AVISO FOI DADO E PARECE QUE A POPULAÇÃO NÃO ACREDITOU.

Petistas invadiram e depredaram restaurante Coco Bambu em Fortaleza (ou Vitória) durante comemoração da vitória de Lula?

O vídeo se espalhou muito na internet e gerou diversas indignações por parte de pessoas que não nutrem simpatia por Lula ou pelo PT. Porém, a informação que aponta que o Coco Bambu foi depredado durante a festa da vitória de Lula é falsa.

A mensagem, o histórico e a ausência da informação em fontes confiáveis nos deixam muito desconfiados da veracidade da informação. Os textos que circulam online são vagos, alarmistas, têm erros de português e não citam qualquer fonte confiável que comprove a informação em questão.

Além disso, o que não tem faltado é fake news de vídeo falsamente atribuído a coisas que “petistas fizeram”. Desmentimos, só para citar alguns exemplos, fake news sobre o MST bloquear a transposição do Rio São Francisco e que Lula havia “explodido bolsonaristas” na sua fazenda.

Ao procurar pelo assunto (que, com certeza, viraria notícia) nada encontramos em fontes confiáveis. Ou seja: descobrimos que o assunto brotou na internet. Mais algumas buscas e achamos um vídeo com disposição de pessoas similar à apresentada como a “depredação”.

Na realidade, o vídeo sequer é de depois das eleições. As imagens mostram uma caminhada de pessoas simpáticas a Lula próximo a um Coco Bambu e a interação com clientes do restaurante. Vimos uma versão do vídeo do dia 29 de outubro que mostrava a fachada da unidade do bairro Meirelles, em Fortaleza.

Sem mais notícias, fomos perguntar se houve alguma ocorrência do tipo. Consultamos, via telefone, os restaurantes Coco Bambu da avenida Beira-Mar (em Fortaleza), do bairro Meirelles (também na capital cearense) e de Vitória. Todos foram citados em mensagens e a resposta foi única: não houve qualquer depredação após a vitória de Lula.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que petistas depredaram o Coco Bambu após a vitória de Lula. Isso não ocorreu em Fortaleza e Vitória e, de quebra, o vídeo que está circulando não foi de um episódio que acabou em invasão e quebra-quebra.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso