Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Petição para o impeachment de Bolsonaro precisa de 20 milhões de assinaturas para abrir processo de cassação #boato

Petição para o impeachment de Bolsonaro precisa de 20 milhões de assinaturas para abrir processo de cassação #boato

Petição para o impeachment de Bolsonaro precisa de 20 milhões de assinaturas para abrir processo de cassação, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Para que um processo de impeachment do presidente Jair Bolsonaro seja aberto é preciso que uma petição pública que circula no WhatsApp tenha 20 milhões de assinaturas.

Durante as eleições do ano passado, um tipo de golpe se espalhou muito no WhatsApp: o do falso abaixo-assinado. As eleições passaram, mas esse tipo de fake não. E o último fala sobre um pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro.

Mensagens no WhatsApp apontam que uma petição pública foi criada para pedir a cassação do cargo do presidente. Mais do que isso: para que o Congresso “abraçasse” a ideia, seria preciso 20 milhões de assinaturas. A mensagem linka para uma página (no endereço que vimos é o peticaopublica.org) “clone” do site (real) de petições Avaaz.org. Leia duas versões da mensagem que circula online:

Atenção: cuidado com petições falsas que circulam no WhatsApp

Versão 1: Vamos assinar essa petição pela cassação do mandato de Bolsonaro. Ele cometeu crime de responsabilidade suficiente para abrir o processo de impeachment. Vamos pressionar assinando essa petição! Versão 2: Precisamos colher 20.000.000 de assinaturas para pressionar a abertura do processo de impeachment contra o presidente Bolsonaro. Os crimes de responsabilidade cometidos por ele devem ser punidos com a cassação de seu mandato. Assinem!!!

Petição para o impeachment de Bolsonaro precisa de 20 milhões de assinaturas para abrir processo de cassação?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

“Na empolgação”, muita gente saiu compartilhando a tal petição por aí. Mas será mesmo que ela tem esse peso ou mesmo é real? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo bem direitinho para vocês.

Assim que batemos o olho na informação, já sabíamos do que se tratava. Os motivos são dois. O primeiro é (como falamos no início do texto) o histórico desse tipo de fake news. Assim como nos casos anteriores, a petição estava em um site clone do Avaaz e anunciava uma “meta” para que o pedido fosse aceito. Relembre abaixo:

Vote não na petição para impugnar Bolsonaro no petiçãopublica.org #boato

Petição para impugnar Bolsonaro é divulgada em página avaaz.site #boato

O segundo é que a página que está viralizando segue aquele velho enredo de sites que visam roubar dados no WhatsApp. 1) Uma mensagem chamativa aparece no aplicativo. 2) Você é instado a entrar em uma página, deixa seus dados e responde a perguntas. 3) Há o pedido para que você compartilhe um link com amigos. 4) Nada acontece. O vídeo abaixo explica:

Vale dizer que, apesar de Bolsonaro ter dado uma série de declarações polêmicas nos últimos dias, um impeachment é algo impensável no momento. Além de não existir clima político para isso, falta uma razão (no caso de Dilma, foi uma acusação de crime de responsabilidade) para que o pedido passe no Congresso. Ou seja: mesmo que o tal pedido tivesse 20 milhões de assinaturas, dificilmente seria sequer apreciado no parlamento.

Resumindo: apesar da empolgação de algumas pessoas, a petição que circula online e fala em impeachment de Bolsonaro é falsa. Além de não ser de um site “real” (e sim um clone de um) de assinaturas, não há qualquer lógica em juntar assinaturas para que um pedido de cassação seja aberto.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.