Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Petição para impugnar Bolsonaro é divulgada em página avaaz.site #boato

Petição para impugnar Bolsonaro é divulgada em página avaaz.site #boato

Boato – Assine uma petição para impugnar a candidatura de Bolsonaro por crime eleitoral na página avaaz.site.

Quem acompanha o Boatos.org pode perceber que, nos últimos dias, o número de informações falsas relacionadas a promoções no WhatsApp tem sido gigantesco. Hoje vamos falar de mais uma delas, suscitada pela denúncia de caixa 2 contra o candidato Jair Bolsonaro.

Logo que a matéria da Folha de S. Paulo falando de um suposto esquema envolvendo o financiamento por parte de empresários de mensagens em massa no WhatsApp foi divulgada, surgiram diversas petições (reais) pedindo a impugnação da candidatura do candidato Jair Bolsonaro.

Entre as petições, uma começou a chamar atenção na web. Ela seria um pedido de impugnação da candidatura de Bolsonaro vinda de uma página chamada “avaaz.site” que diz o seguinte: “Vamos impugnar a candidatura de Bolsonaro por crime eleitoral, assine você também! [site]”.

Atenção: cuidado com petições falsas que circulam no WhatsApp

Petição para impugnar Bolsonaro é divulgada em página avaaz.site?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

A tal mensagem está circulando muito na internet. Mas será mesmo que a petição da página avaaz.site para impugnar a candidatura de Bolsonaro é real? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Ao bater o olho na mensagem no WhatsApp já percebemos que se trata de uma página para roubo de dados. Os motivos são simples: ao entrar na página, você precisa, para assinar a petição, compartilhar o link com amigos no aplicativo. Quem acompanha o Boatos.org sabe que esse é o modus operandi de que realiza o velho truque para roubo de dados.

O segundo ponto é que o site (registrado apenas no dia 19/10/2018) não é a página verdadeira da Avaaz. A página verdadeira é a https://secure.avaaz.org e a página real da petição é essa.

Ok. Já deu para ver que a história que cita o “avaaz.site” não procede. Mas precisamos fazer um esclarecimento. Assim que a história com a petição contra Bolsonaro viralizou, uma “checagem” começou a circular na web. A checagem “acertou” ao apontar que o site é para roubo de dados. Porém, erra com uma acusação. Leia:

Gente, atenção! Estão tentando roubar dados de whatsapp das pessoas para fazer falsa lista do PT. Só hoje recebi 3: uma oferta de creme do Boticário, uma oferta de óculos da Chilli Beans e agora uma petição que imita o site avaaz.org, pedindo assinaturas para impugnar o Bolsonaro. CUIDADO! NÃO CLIQUEM. O site do falso avaaz vem como [site] Alertem o máximo de pessoas que puderem!

Como falamos no início, nós do Boatos.org, estamos desmentindo constantemente esta prática e desconfiamos que, de fato, os dados roubados são utilizados para listas no WhatsApp. Porém, atribuir que é o “PT” ou “Bolsonaro” que está se utilizando dos dados é, uma acusação, no mínimo, leviana se apresentada sem provas. Ou seja: pode ignorar a parte da mensagem que aponta que é “coisa do PT”.

Voltando ao tema central: mesmo que você queira assinar uma petição para a impugnação da candidatura de Bolsonaro, não o faça por meio da página avaaz.site. Trata-se de uma versão falsa do site de petições Avaaz (que é avaaz.org). Sobre a autoria, preferimos nos abster.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164