Pesquisa Ipec do Jornal Nacional (Globo) mostra Bolsonaro na frente de Lula #boato

Boato – O Jornal Nacional mostrou que Bolsonaro está com 44% das intenções de voto na pesquisa Ipec. Ele está na frente de Lula.

Com o início oficial da campanha eleitoral, parece que as fake news que circulam por aí ganharam um novo fôlego. Hoje, vamos falar de uma história que aponta para um suposto resultado da pesquisa Ipec, contratada pela TV Globo.

De acordo com um vídeo que mostra a apresentação dos resultados no Jornal Nacional, a pesquisa Ipec teria mostrado Bolsonaro à frente de Lula. Pelos número apresentados, Bolsonaro teria 44% e Lula teria 32%. “Pesquisa do IPEC contratado pela #GloboLixo mostra Bolsonaro na frente…”, diz uma das mensagens que circulam com o vídeo: Assista:

Pesquisa Ipec do Jornal Nacional (Globo) mostra Bolsonaro na frente de Lula?

Não demorou para o suposto vídeo do Jornal Nacional se espalhar com todas as forças na internet e chamar atenção por aí. Porém, não é verdade que a pesquisa Ipec mostra Bolsonaro à frente de Lula com 44% das intenções de voto.

Como, ao contrário do que apontam muitas das mensagens falsas que circulam por aí, o conteúdo aponta para uma fonte confiável (duas, na realidade), não foi difícil fazer a checagem do conteúdo.

Bastou buscarmos pelo conteúdo em questão do Jornal Nacional e pelos resultados da pesquisa Ipec para descobrirmos que o vídeo que circula por aí foi adulterado. Como é possível ver no link de divulgação da pesquisa no Jornal Nacional, o resultado da pesquisa divulgado no dia 14 de agosto de 2022 mostra Lula na frente.

Lula está com 44% da intenção de votos, Bolsonaro com 32%, Ciro com 6% e Simone Tebet com 2%. O que a pessoa fez foi inverter os números de Bolsonaro e Lula para criar a fake news (o vídeo original está, inclusive, aqui).

Vale apontar que nenhuma pesquisa eleitoral no momento mostra Bolsonaro com mais intenções de voto do que Lula. Também vale lembrar que números falsos em pesquisas eleitorais já foram desmentidas algumas vezes aqui no Boatos.org (como é possível de se ver aqui, aqui e aqui).

Resumindo: não procede a informação que aponta que a pesquisa Ipec, da TV Globo, mostra Bolsonaro na frente de Lula com 44% dos votos. O vídeo que circula online foi adulterado e o próprio Jornal Nacional mostra que Lula está na frente do atual presidente.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet