Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Paul Krugman disse, em 2021, que Brasil saiu muito bem da crise e contrariou Miriam Leitão #boato

Paul Krugman disse, em 2021, que Brasil saiu muito bem da crise e contrariou Miriam Leitão #boato

Paul Krugman disse, em 2021, que Brasil saiu muito bem da crise e contrariou Miriam Leitão, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em  2021, Miriam Leitão diz que Brasil está com problemas econômicos e vencedor do Prêmio Nobel, Paul Krugman, a contraria. 

Dados divulgados pelas principais instituições de economia do país indicam uma melhora na economia brasileira durante o primeiro semestre de 2021. Apesar disso, especialistas garantem que o ano de 2022 ainda inspira cuidados e o controle da inflação e dos gastos públicos será fundamental para que a economia siga se recuperando.

Em meio às informações, uma história tem causado burburinho em grupos bolsonaristas. De acordo com uma publicação que está sendo compartilhada, a jornalista da Globo Miriam Leitão teria afirmado que a economia brasileira estaria com problemas por causa de erros de gestão do governo Bolsonaro.

Ainda segundo a história, o economista Paul Krugman, vencedor do prêmio Nobel de Economia, teria dito que o Brasil teria se saído muito bem da crise mundial e preocupações sobre a economia do país não são válidas. Ainda de acordo com a publicação, essa seria a prova que separaria um especialista de um vigarista. Confira:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

“A DIFERENÇA ENTRE UM ECONOMISTA E UM VIGARISTA. VISÕES SOBRE A ECONOMIA BRASILEIRA. Pessimista: ‘Brasil tem uma economia diversificada e complexa e está com vários problemas por erros de decisão, de gestão e de política econômica do governo’ – MIRIAM LEITÃO. Ela: ‘economista de programa’. Especialista: ‘O Brasil saiu da crise mundial muito bem e não se justificam preocupações com a sua economia’ – PAUL KRUGMAN. Ele: Prêmio Nobel de Economia”.

Paul Krugman disse, em 2021, que Brasil saiu muito bem da crise e contrariou Miriam Leitão?

A publicação gerou revolta nas redes sociais, em especial, no Facebook e deixou muitos internautas com os ânimos acalorados. Apesar disso, a história não passa de balela. A explicação fica por conta da origem das declarações.

Histórias falsas envolvendo a jornalista Miriam Leitão tem se tornado uma constante nos últimos anos. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que Miriam Leitão recebia Bolsa Ditadura de R$27 mil que foi cortada pelo governo. Também a que indicava que uma foto tirada pela guerrilha mostrava a jornalista segurando um fuzil (furadeira) e, por fim, a que apontava que Miriam Leitão teria participado do assalto ao Banco Banespa, em 1968.

Ao procurar por mais informações sobre o assunto, descobrimos que, de fato, tanto Miriam Leitão quanto Paul Krugman fizeram tais afirmações. Entretanto, nenhuma das duas falas foi proferida em 2021.

A jornalista Miriam Leitão disse a frase no começo de 2014, mais precisamente no dia 12 de março. A frase foi retirada de um texto publicado na coluna da jornalista, no site do jornal O Globo. O texto falava sobre a tentativa do ex-ministro da Economia do governo Dilma Rousseff, Guido Mantega, tentar melhorar a imagem do governo perante aos empresários.

Na mesma época, o economista Paul Krugman fez a declaração utilizada na foto da história de hoje. No dia 18 de março de 2014, o vencedor do Prêmio Nobel de Economia afirmou em uma entrevista para a revista Época Negócios que a economia brasileira tinha deixado de ser vulnerável há algum tempo e as dívidas do país não preocupavam, uma vez que suas arrecadações e reservas, na época, eram muito maiores que as dívidas.

Como é possível observar na foto, a montagem foi feita por petistas (tanto que possui a indicação “pt.brasil” na imagem). Muito provavelmente, a foto foi feita no período que a declaração ocorreu, em 2014, uma vez que Miriam Leitão era uma das críticas do governo Dilma Rousseff. Entretanto, hoje, a foto foi utilizada em uma publicação em um grupo bolsonarista (provavelmente, porque a jornalista se tornou uma das maiores críticas do governo Bolsonaro na mídia).

Depois de 2014, o tempo mostrou que Miriam Leitão não foi tão pessimista assim. Entre 2014 e 2018, o Brasil viveu uma verdadeira crise política, com a recessão do PIB (Produto Interno Bruto) e com um alto índice de desemprego, agravada pelas investigações de corrupção comandas pela Operação Lava Jato.

O próprio economista Paul Krugman reconheceu, em 2018, que o Brasil cometeu diversos erros que levaram o país a enfrentar uma crise econômica entre 2014 e 2016. O vencedor do Prêmio Nobel de Economia ainda ressaltou que o Brasil vivia o que ele considerava uma trajetória ascendente, porém, a recessão alarmante que atingiu o país por causa da desvalorização do real acabou instaurando a crise.

Se isso não bastasse, após a pandemia da Covid-19, a situação ficou ainda pior. Não encontramos nenhuma fala recente do economista Paul Krugman sobre o caso da economia do Brasil, mas o vencedor do Prêmio Nobel de Economia escreveu um artigo onde está bastante pessimista com a situação da economia mundial. Em artigo publicado em sua coluna, no dia 6 de julho de 2021, a  jornalista Miriam Leitão compartilha da mesma visão que o economista Paul Krugman.

Em resumo: a história que diz que a jornalista Miriam Leitão fez uma previsão pessimista para a economia brasileira em 2021 e foi contrariada pelo economista e vencedor do Prêmio Nobel de Economia Paul Krugman é falsa! Ao procurar por mais informações, descobrimos que tanto Miriam Leitão quanto Paul Krugman fizeram tais declarações, mas as falas, na verdade, foram feitas em 2014, em relação ao governo Dilma Rousseff e sobre a situação da economia daquele período. Atualmente, tanto a jornalista quanto o economista concordam que a situação da economia mundial (o que inclui o Brasil) é bastante delicada e ambos compartilham da mesma visão “pessimista”. Ou seja, a história não passa de balela.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso