Miriam Leitão participou do assalto ao banco Banespa em 1968 #boato

Boato – Foto mostra jornalista Miriam Leitão durante o julgamento do assalto ao banco Banespa da rua Iguatemi, em São Paulo. Miriam usou um revólver calibre 38 e roubou o equivalente a R$ 800 mil.

A jornalista Miriam Leitão (comentarista de economia de veículos da Globo) consegue a “proeza” de ser atacada por militantes dos dois lados da “polarização política brasileira”. Pelos militantes de esquerda, ela sofre a pecha de “perseguir o PT”. Dos militantes de direita (bem à direita mesmo), ela sofre a pecha de ser uma “comunista terrorista”. E o segundo grupo citado começou a compartilhar uma história “nova”.

Uma imagem de Miriam Leitão presa começou a circular em redes sociais junto a uma mensagem que aponta que a foto foi tirada durante julgamento dela relativo ao assalto do Banco Banespa em 1968, em São Paulo. De acordo com a mensagem, a jornalista teria usado um revólver para roubar 80 mil cruzeiros, valor equivalente a R$ 800 mil. Leia:

Foto do julgamento do assalto ao Banco Banespa da Rua Iguatemi, em São Paulo, ocorrido no dia 06/Outubro/1968. A assaltante usava um revólver calibre 38 e junto com seus comparsas levaram 80 mil cruzeiros, que seria equivalente à R$ 800.000. Alguém reconhece a assaltante??

Miriam Leitão participou do assalto ao banco Banespa em 1968?

Muita gente (como dito antes) do lado mais à direita do polo compartilhou a informação. Mas será mesmo que a imagem que circula online é do julgamento de Miriam Leitão e será que ela realizou um roubo à mão armada ao Banco Banespa em 1968? As respostas são não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Para começar, a mensagem tem as principais características de boatos online. Ela é vaga, alarmista, tem erros de português e não cita nenhuma fonte confiável. Só faltou o pedido de compartilhamento para fechar o pacote completo das fake news. Só com isso, já dá para ficar desconfiado da veracidade da informação.

As desconfianças viram certeza quando procuramos pela história por trás da imagem. Ela é, de fato, de Miriam Leitão quando era mais jovem. Porém, ela não é de nenhum julgamento. A imagem é de 1972, quando Miriam, que era militante do PCdoB, foi presa em Vitória (ES).

De acordo com depoimento da própria jornalista, ela foi presa junto com o namorado. A acusação era subversão (tentar organizar o PCdoB no Espírito Santo). Depois de torturada e presa, ela acabou absolvida da acusação. Ou seja: a prisão dela não teve nada a ver com o assalto do Banespa (que foi realizado por outros grupos comunistas).

Ao buscar sobre a mensagem, descobrimos que ela já compartilhada junto a uma foto da ex-presidente Dilma Rousseff. Apesar de (devido a diversas contradições de versões) não termos conseguido chegar a uma conclusão sobre a participação de Dilma no roubo em questão (há quem diga que sim e há quem diga que não. O que se sabe que é que ela não participou do “front” no assalto), a foto da ex-presidente também não era de um julgamento relacionado ao tal assalto.

Resumindo: a foto de Miriam Leitão que circula na internet não tem nenhuma relação com o assalto ao Banco Banespa em 1968. A imagem é da jornalista após ser presa em outra situação e a mensagem já foi utilizada com uma imagem de Dilma Rousseff. Ou seja: é mais um boato que circula online.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

19 comentários em “Miriam Leitão participou do assalto ao banco Banespa em 1968 #boato

  • 09/08/2018 em 14:33
    Permalink

    Incrível como a ala dos “cidadãos de bem” adoram um mimimi quando são desmentidos e usando as mesmas palavras do vocabulário limitado: são todos comunistas, são todos esquerdistas, não houve tortura.
    Essa ala imunda da Extrema-Direita consegue ser pior que a ala imunda da Extrema-Esquerda. São os reis das Fake News e do chorume.
    E pensar que respiro o mesmo ar que esses boçais respiram…

    Resposta
  • 08/08/2018 em 16:50
    Permalink

    Miriam nasceu em 1953, logo ela teria apenas 15 anos em 1968. As pessoas nem pesquisam e, remoídas pelo ódio, querem espalhar mentiras.

    Resposta
  • 07/08/2018 em 18:25
    Permalink

    Mas foi militante, vagabundos acobertados e sustentados por partido.

    Resposta
  • 05/08/2018 em 13:52
    Permalink

    Uma criminosa, comunistas são criminosos, é difícil entender que algumas pessoas não conseguem fazer a relação.

    Resposta
    • 08/08/2018 em 16:52
      Permalink

      ela foi absolvida. Logo, não é criminosa.

      Resposta
  • 05/08/2018 em 13:51
    Permalink

    Infelizmente vocês são mais um site de esquerda, vocês levantam a informação da
    Miriam como se fossem da CIA, FBI, KGB(essa não existe mais, pelo menos é o que falam), mas não vi ate hoje desmentirem nada do que já foi falado do Bolsonaro, aí sim vocês demonstram serem de esquerda e não serem imparciais

    Resposta
  • 05/08/2018 em 13:05
    Permalink

    Miriam foi torturada??? Boato ou verdade???

    Resposta
    • 09/08/2018 em 02:11
      Permalink

      Matheus Leitão, filho de Míriam, em entrevista a Bolsonaro, afirmou que ela foi torturada em uma sala com uma jibóia, o que Bolsonaro não negou.

      Resposta
  • 05/08/2018 em 09:55
    Permalink

    Pode ser falso, mas estou me divertindo em compartilhar, afinal ela com juntamente com seus amigos da Fake News distribuem diariamente noticias falsas do período militar, do Bolsonaro e destilam todo o seu veneno contra o D. Trump, então chupa essa uva.

    Resposta
  • 05/08/2018 em 08:58
    Permalink

    novamente tá fraquinho esse site… e não há de notar uma certo viés de esquerda também na condução dos temas… mas ela era então militante do pc do b? e quem era o líder que ela seguia? quem organizou o assalto? ninguém na imprensa ou dos amiguinhos dela parecem querer saber os motivos dos militares para ir atrás dessa gente toda… ia pegar mal não é mesmo? algumas verdades incomodam…

    Resposta
  • 05/08/2018 em 08:42
    Permalink

    Dia 06/10/1968 foi a data do assalto a banco da dona Dilma.
    Isso tem registro, tem história, seu site não pode desmentir isso.

    Resposta
  • 04/08/2018 em 22:52
    Permalink

    Torturada? há 15 anos atrás cortei minha mão num arame farpado…um cortinho de nada, mas tenho a cicatriz até hoje… uma tortura então deve render a ela várias cicatrizes né….gostaria de ver ao menos uma….

    Resposta
  • 04/08/2018 em 13:58
    Permalink

    Site muito confiável, mas só para os Globistas e esquerdistas, Vocês publicaram alguma coisa sobre os Milhões do Bolsonaro e a Mansão dele ??
    Voces boatos.org são pagos por quem ??
    Me refresca a memória do que voces desmentiram sobre calunias do Bolsonaro.
    Se não tem nada a dizer, fechem este puteriu.!!!

    Resposta
    • 07/08/2018 em 18:00
      Permalink

      cara… é só pesquisar bolsonaro na barra de busca do site que tem uns VINTE boatos sobre bolsonaro desmentidos lá… vc se faz de besta de proprósito?

      Resposta
  • 12/06/2018 em 03:37
    Permalink

    Em momento algum, é desmentida a notícia. Os militares da época devem ter os registros. O que mais me chama a atenção é que é mais uma a afirmar ter sido “torturada”. Seguem bem os ensinamentos do Mário lago: “se forem presos, quando saírem, digam que foram torturados”. Brasil comédia sem graça!

    Resposta
    • 07/08/2018 em 18:02
      Permalink

      não teve tortura nada, os militares prenderam qualquer opositor como subversivo, com flores, depois deram uns conselhos, e serviram chá com biscoitos, militares ursinhos carinhosos…

      Resposta
  • 12/06/2018 em 03:33
    Permalink

    Em momento nenhum desmentem a notícia. Impressionante como todos estes presos foram “torturados”, não é mesmo? Mário Lago os ensinou bem: “Se forem presos, quando soltos, digam que foram torturados”. Brasil comédia sem graça!

    Resposta
  • 10/06/2018 em 02:12
    Permalink

    ohhhhhhhhhhhhhhhhh, coitada, coitado é de nós, vai ser ruim lá longe, péssima entrevistadora.deve tá lá porque tem as costas quentes e o Pt por trás.

    Resposta
  • 09/06/2018 em 20:01
    Permalink

    Fico impressionada que quando envolve alguém da Globo vocês atuam como se fossem do FBI é rápido de uma maestreza ímpar

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)