Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Patriotas fazem manifestação em frente ao STM em junho de 2023 #boato

Patriotas fazem manifestação em frente ao STM em junho de 2023 #boato

Patriotas fazem manifestação em frente ao STM em junho de 2023, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra que patriotas e indígenas resolveram fazem uma manifestação contra Alexandre de Moraes na frente do STM em junho de 2023.

Já se passaram quase seis meses após os atos de cunho golpista do dia 8 de janeiro e o movimento pró-intervenção militar está um tanto quanto combalido. Mesmo assim, ainda tem “patriota” que fala sobre o pedido de golpe estar “firme e forte”.

A última das histórias aponta para uma série de vídeos de “patriotas e indígenas” em frente ao Superior Tribunal Militar (STM) com um pedido de prisão de Alexandre de Moraes. Legendas dão conta de que a manifestação teria ocorrido em junho de 2023. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Versão 1: Vejam o que aconteceu no dia 19/06: manifestação em frente ao STM ! Versão 2: Desde segunda-feira 19/06/2023 em Brasília em frente ao STM (Supremo Tribunal Militar) ocorre essa manifestação.

Análise da mensagem que está circulando online

Assim como em tantos outros casos, o elemento principal da história é o impacto que o vídeo causa (afinal, são diversas pessoas em frente a um tribunal). As mensagens que o acompanham têm características de fake news como o caráter alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis.

Vídeo: Não se Engane desmente fakes sobre Imposto de Renda de 35% e caneta do Lula

Vídeo: É falso que Alexandre de Moraes admitiu fraude nas eleições

Vídeo: História sobre banheiro unissex é falsa

Quando falamos de vídeos bombásticos e mensagens que apontam para eventos recentes, o histórico de fake news é vasto. Já teve fake sobre invasão do Congresso por policiais e até de invasão do STF e outros prédios (este boato por sinal foi lançado no dia 7 de janeiro de 2023).  

Patriotas fazem manifestação em frente ao STM em junho de 2023?

Por incrível que pareça, o que não faltou foi gente compartilhando o vídeo como se fosse atual por aí. Só que, ao contrário do que apontam as mensagens em questão, é falso que tenha ocorrido tal manifestação no STM agora em junho de 2023.

O primeiro ponto é óbvio. Se uma manifestação de cunho golpista tivesse sido realizada no STM nos últimos dias, viraria notícia. Porém, nada consta sobre a tal “invasão patriota” em qualquer fonte confiável. Assim como nos boatos que enumeramos acima, ela só consta em perfis em redes sociais.

Ao buscar pela origem dos vídeos que estão circulando na internet, descobrimos que, na realidade, a manifestação em questão ocorreu em dezembro de 2022. A manifestação ocorreu no dia 9 de dezembro, depois bolsonaristas saíram do QG do Exército em Brasília e foram até o Palácio do Alvorada para “visitar” o presidente Jair Bolsonaro.

Resumindo: é falso que haja qualquer manifestação em frente ao STM em junho de 2023. Os vídeos que estão circulando na internet são de dezembro do ano passado e são referentes a outra manifestação em Brasília.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm
error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe o nosso link