Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Esplanada dos Ministérios, em Brasília, é invadida por manifestantes em janeiro de 2023, mostra vídeo #boato

Esplanada dos Ministérios, em Brasília, é invadida por manifestantes em janeiro de 2023, mostra vídeo #boato

Esplanada dos Ministérios, em Brasília, é invadida por manifestantes em janeiro de 2023, mostra vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, sendo invadida por manifestantes em janeiro de 2023. Começou a intervenção militar.

O que restou do movimento golpista a favor de uma intervenção militar no Brasil que se iniciou após as eleições foi só o “chorume”. Há poucas pessoas em frente aos quartéis e mesmo a mobilização na internet é fraca. Isso não impede que algumas pessoas ainda sejam enganadas com mensagens online.

A última aponta para uma grande manifestação que ocorreu “hoje” na Esplanada dos Ministérios em Brasília. Um vídeo de pessoas com roupas verde e amarelo e caminhões invadindo a área em questão viralizou como se fosse recente (de 2023). No vídeo também é dito até o STF será invadido. Leia algumas das mensagens que acompanham as imagens:

Versão 1: Esplanada Brasília. Olhem o que eu disse! O pessoal invadiu a esplanada e não vão sair de lá. Vão invandir o STF também daqui a pouco. Juntos somos mais fortes. Versão 2: Esta madrugada o Povo invadiu a esplanada em Brasília. Não desistiremos de lutar por nosso Brasil!

Esplanada dos Ministérios, em Brasília, foi invadida por manifestantes em janeiro de 2023?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

As imagens se espalharam, principalmente, por redes sociais de vídeos como o Kwai e pelo WhatsApp. Mesmo com isso, a informação que aponta que a Esplanada dos Ministérios foi “invadida” por manifestantes pró-intervenção militar em janeiro de 2023 é falsa.

Para chegar à solução do caso, fizemos o “básico”: analisamos a mensagem, revisitamos o histórico de boatos e buscamos mais detalhes sobre o assunto e sobre o vídeo.

As mensagens e o histórico já nos deixaram desconfiados da veracidade da informação. Os textos que circulam são vagos, alarmistas, têm erros de português e não citam qualquer confiável que confirmem a informação.

Além disso, vídeos sobre “coisas bombásticas pró-intervenção militar” que estariam acontecendo são comuns em fake news na internet. Você pode ver exemplos aqui, aqui e aqui.  

Ao buscar sobre o assunto, tivemos quase certeza do fake. Isso porque não há nenhuma notícia relevante que aponte para a tal “invasão da Esplanada”. Esse quem vos fala mora a cerca de 1km do local. E posso dizer que não vimos nada da tal invasão em janeiro de 2023.

Para terminar, buscamos pelo vídeo. Não demorou para descobrirmos que ele é da época das manifestações próximas ao dia 7 de setembro de 2021. Na ocasião, bolsonaristas em caminhões invadiram o local. Ficaram por alguns dias até o movimento golpista se enfraquecer.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que a Esplanada dos Ministérios foi invadida por manifestantes bolsonaristas em janeiro de 2023. Não houve qualquer ocorrência do tipo e o vídeo em questão é, na realidade, de setembro de 2021.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/2M3r9Bt
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso