Esplanada dos Ministérios, em Brasília, é invadida por manifestantes em janeiro de 2023, mostra vídeo #boato

Boato – Vídeo mostra a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, sendo invadida por manifestantes em janeiro de 2023. Começou a intervenção militar.

O que restou do movimento golpista a favor de uma intervenção militar no Brasil que se iniciou após as eleições foi só o “chorume”. Há poucas pessoas em frente aos quartéis e mesmo a mobilização na internet é fraca. Isso não impede que algumas pessoas ainda sejam enganadas com mensagens online.

A última aponta para uma grande manifestação que ocorreu “hoje” na Esplanada dos Ministérios em Brasília. Um vídeo de pessoas com roupas verde e amarelo e caminhões invadindo a área em questão viralizou como se fosse recente (de 2023). No vídeo também é dito até o STF será invadido. Leia algumas das mensagens que acompanham as imagens:

Confira também: Janja tirou foto com traficante? Saiba a verdade aqui!

Clique e siga o Boatos.org no YouTube

Versão 1: Esplanada Brasília. Olhem o que eu disse! O pessoal invadiu a esplanada e não vão sair de lá. Vão invandir o STF também daqui a pouco. Juntos somos mais fortes. Versão 2: Esta madrugada o Povo invadiu a esplanada em Brasília. Não desistiremos de lutar por nosso Brasil!

Esplanada dos Ministérios, em Brasília, foi invadida por manifestantes em janeiro de 2023?

As imagens se espalharam, principalmente, por redes sociais de vídeos como o Kwai e pelo WhatsApp. Mesmo com isso, a informação que aponta que a Esplanada dos Ministérios foi “invadida” por manifestantes pró-intervenção militar em janeiro de 2023 é falsa.

Para chegar à solução do caso, fizemos o “básico”: analisamos a mensagem, revisitamos o histórico de boatos e buscamos mais detalhes sobre o assunto e sobre o vídeo.

As mensagens e o histórico já nos deixaram desconfiados da veracidade da informação. Os textos que circulam são vagos, alarmistas, têm erros de português e não citam qualquer confiável que confirmem a informação.

Além disso, vídeos sobre “coisas bombásticas pró-intervenção militar” que estariam acontecendo são comuns em fake news na internet. Você pode ver exemplos aqui, aqui e aqui.  

Ao buscar sobre o assunto, tivemos quase certeza do fake. Isso porque não há nenhuma notícia relevante que aponte para a tal “invasão da Esplanada”. Esse quem vos fala mora a cerca de 1km do local. E posso dizer que não vimos nada da tal invasão em janeiro de 2023.

Para terminar, buscamos pelo vídeo. Não demorou para descobrirmos que ele é da época das manifestações próximas ao dia 7 de setembro de 2021. Na ocasião, bolsonaristas em caminhões invadiram o local. Ficaram por alguns dias até o movimento golpista se enfraquecer.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que a Esplanada dos Ministérios foi invadida por manifestantes bolsonaristas em janeiro de 2023. Não houve qualquer ocorrência do tipo e o vídeo em questão é, na realidade, de setembro de 2021.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/2M3r9Bt
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet