Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Imprensa russa divulgou que Brasil teve 23 milhões de manifestantes pedindo intervenção militar #boato

Imprensa russa divulgou que Brasil teve 23 milhões de manifestantes pedindo intervenção militar #boato

Imprensa russa divulgou que Brasil teve 23 milhões de manifestantes pedindo intervenção militar, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A imprensa russa divulgou após fazer medições com satélites que o Brasil chegou a 23 milhões de manifestantes pedindo intervenção militar no país. Se essa meta for batida de novo, Bolsonaro vai assinar a intervenção militar.

Temos visto há cerca de uma semana o crescimento do volume de fake news sobre atos antidemocráticos e pedidos de golpe no Brasil. A mais nova história aponta para um suposto levantamento da imprensa da Rússia e de Vladimir Putin.

De acordo com uma mensagem que está circulando online, a imprensa russa teria divulgado que as manifestações que pediram um golpe militar no Brasil tiveram mais de 23 milhões de pessoas (mais exatamente 23.898.988 de pessoas). O texto aponta que medição foi feita com satélites de Vladimir Putin.

Ainda há mais coisas: foi dito que se o Brasil bater essa marca, Bolsonaro iria assinar a intervenção militar e Vladimir Putin iria reconhecer as manifestações como “democráticas”. Leia a mensagem que circula online:

A imprensa russa divulgou VENCEMOS!!! JUNTOS!!! PARABÉNS PATRIOTAS!!! A imprensa da Rússia acaba de divulgar: O BRAZIL CHEGA AOS 23 MILHÕES DE MANIFESTANTES NAS RUAS Com a convocação para o final de semana do dia 09 de dezembro, prometendo bater a meta de 12% da população atual do país, buscando trazer a legitimidade para ação do então presidente atual Jair Messias Bolsonaro ” contagem do contingente dos manifestantes de TODAS AS MANIFESTAÇÕES do Brasil. Chegamos ao número de 23.898.988 de pessoas”

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

O cálculo acima é feito por metro quadrado de área ocupada. Então esse final de semana será decisivo, e o presidente afirmou que se o povo bater essa meta, ele assinará ao vivo em cadeia nacional a tão solicitada IINTERVENCAO MILITAR para a República Federativa do Brasil. Vladimir Putin solicitou esse acompanhamento da contagem com os satélites russos para que fosse legitimizado o ato como sendo democrático. VENCEMOS!!! JUNTOS!!! PARABÉNS PATRIOTAS!!!

Imprensa russa divulgou que Brasil teve 23 milhões de manifestantes pedindo intervenção militar?

A mensagem já está se espalhando entre grupos de WhatsApp de “patriotas”. Porém, nem os números são reais tampouco há qualquer perspectiva de “anúncio de intervenção militar” se 23 milhões de pessoas tornarem o “ato democrático”.

A mensagem já nos deixa muito desconfiados da balela. Ela tem características de fake news como o caráter vago, o tom alarmista e os erros de português. Como ela cita a “imprensa russa” como fonte, resolvemos buscar por notícias em russo que falassem dos 23 milhões de brasileiros. Como esperávamos, nada encontramos.

Não tem nada de notícia que aponta que há 23.898.988 de pessoas que estavam em manifestações, nem de Vladimir Putin e satélites ou algo do tipo. E vamos combinar: o número de pessoas nos atos não chega nem perto disso. O maior protesto da história do Brasil, de acordo com esta matéria, foi de atos contra o governo Dilma e teve 3,6 milhões de pessoas. É impossível imaginar que estamos diante de um protesto sete vezes maior do que o da época.

Vale apontar que a segunda parte da história também é falsa. Se 23 milhões de pessoas saírem às ruas (o que não vai acontecer), os atos antidemocráticos continuarão sendo antidemocráticos. O pedido de intervenção não passa de um pedido de golpe. Isso não está relacionado ao número de adesões e sim ao pedido em si.

Vale apontar que se Bolsonaro “decretar intervenção militar” (o que não parece ser o indicativo), o número de pessoas não valida o ato. Vale também apontar que, pelo menos publicamente, ele não prometeu isso a ninguém.

Resumindo: é falso que a imprensa da Rússia noticiou que 23 milhões de pessoas participaram de atos antidemocráticos e que Bolsonaro prometeu decretar intervenção militar se atingir este número de novo. Nem houve a tal “meta alcançada” tampouco é verdade que o número de pessoas valida uma intervenção militar.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso