Pular para o conteúdo

Vídeo que está circulando na internet não é de motociata em Brasília após início de julgamento de Bolsonaro

Motociata lotou Brasília após o início do julgamento de Bolsonaro, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Uma motociata gigante lotou Brasília após o início do julgamento de Bolsonaro em setembro de 2025.

Análise

Após o início do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus no âmbito da trama golpista, começou a circular na internet um vídeo de uma aglomeração de motos.

Junto ao vídeo, há mensagens que apontariam que a motociata seria uma manifestação a favor de Bolsonaro após o início do julgamento (setembro de 2025). Leia uma das versões da história que circula online junto ao vídeo:

MOTOCIATA EM BRASÍLIA AGORA REAJA BRASIL! Ex-assessor de Alexandre de Moraes revela provas que podem mudar tudo e suspender o julgamento do presidente Jair Bolsonaro. Senhor, está em Tuas mãos meu Deus! #Bolsonaro #Brasil #Justiça #DeusNoComando #reajabrasil Ver menos

Checagem

A história conseguiu gerar muitos likes e compartilhamentos em redes sociais, mas o vídeo (assim como em outros casos) foi retirado de contexto. Para fazer a checagem do conteúdo, vamos responder a algumas perguntas. São elas: 1) Houve uma motociata a favor de Bolsonaro após o início do julgamento em setembro de 2025? 2) Qual é o contexto do vídeo da motociata a favor de Bolsonaro? 3) Há fake news em situações similares?

Houve uma motociata a favor de Bolsonaro após o início do julgamento em setembro de 2025?

Não. Durante o primeiro dia de julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, foram registrados poucas manifestações em Brasília. Uma delas reuniu grupos favoráveis e contrários a Bolsonaro em frente à residência dele na capital federal. Não há nenhum registro de motociata.

Qual é o contexto do vídeo da motociata a favor de Bolsonaro?

O vídeo não é tão antigo. Ele é de uma série de manifestações no dia 29 de julho de 2025 a favor de Bolsonaro em Brasília. O próprio Bolsonaro (mesmo sob medidas de restrição) participou do ato, que saiu de um festival de motocicletas no Distrito Federal (o que ajudou no volume de participantes). 

Há fake news em situações similares?

Manifestações a favor de Bolsonaro sempre são acompanhadas de imagens retiradas de contexto com o intuito de inflar os atos. Vídeos foram compartilhados fora de contexto em relação a atos em abril de 2025 em São Paulo, em 2019 em Brasília e em 2021 no Rio de Janeiro. Ou seja: o histórico é vasto.

Conclusão

O vídeo que está viralizando na internet não é de uma manifestação a favor de Bolsonaro em setembro de 2025, após o início de seu julgamento no STF. O vídeo é de um ato de julho deste ano e não há registros de nada similar recentemente.

Fake news ❌

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail boatos.org@gmail.com e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)