Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Foto mostra manifestação a favor de Bolsonaro em Copacabana com “mar de gente” #boato

Foto mostra manifestação a favor de Bolsonaro em Copacabana com “mar de gente” #boato

Foto mostra manifestação a favor de Bolsonaro em Copacabana com mar de gente, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Manifestação pró-Bolsonaro do dia 1º de maio em Copacabana (RJ) reuniu milhares de pessoas e foto registrou “mar de gente”.

O dia 1º de maio de 2021, conhecido mundialmente como Dia do Trabalhador, teve uma conotação diferente no Brasil. Neste ano, diversos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro resolveram sair às ruas.

Durante os protestos, manifestantes pediam a reabertura imediata do comércio durante a pandemia e demonstraram a oposição a governadores e prefeitos que se colocaram contra o governo Bolsonaro e às ações do Supremo Tribunal Federal (STF).

E de acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, a manifestação pró-Bolsonaro na cidade do Rio de Janeiro (RJ) teria registrado um grandíssimo número de pessoas. Segundo uma publicação, a manifestação na Avenida Atlântica, em Copacabana, teria contado com milhares de pessoas, inundando as ruas e a praia. Confira:

Versão 1: “COPACABANA Manifestação em apoio ao presidente Jair Messias Bolsonaro”. Versão 2: “A imagem deixou a esquerda apavorada!!  Copacabana parou o Rio! A manifestação na Av. Atlântica, com carreata na Barata Ribeiro e na Nossa Senhora de Copacabana foi de arrepiar!”.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Foto mostra manifestação a favor de Bolsonaro em Copacabana com “mar de gente”?

A informação fez grande sucesso nas redes sociais, em especial, no Facebook (onde apenas uma publicação já conta com mais de 1.500 compartilhamentos). Entretanto, a história não passa de balela. A explicação está na origem da foto e nas imagens (reais) da manifestação do dia 1º.

Basta olhar para a publicação para ficar com uma pulga atrás da orelha. Ela apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista, os erros de português e a falta de fontes confiáveis. Além disso, manifestações sempre são um prato cheio para fake news.

A equipe do Boatos.org já desmentiu diversas histórias falsas sobre isso, como a que dizia que apoiadores de Bolsonaro teriam recebido R$150 para irem à manifestação de 1º de maio. Também a que indicava que a Globo teria admitido que o protesto pró-Bolsonaro de 1º de maio teria sido o maior da história e, por fim, a que apontava que a Argentina teria registrado uma manifestação contra o comunismo durante a quarentena.

Pois bem, resolvemos, então, investigar a origem da foto e descobrimos que a imagem não só não é da manifestação do dia 1º de maio de 2021, como também não é de um protesto. A foto, na verdade, foi registrada no dia 28 de julho de 2013, durante a despedida do papa Francisco no Brasil, após a participação do pontífice na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), realizada no Rio de Janeiro (RJ).

Curiosamente, a mesma imagem já foi usada em outros boatos. Em 2018, a equipe do Boatos.org desmentiu um deles. Na época, uma história afirmava que a foto mostrava uma praia lotada, na China, durante o verão.

Ao procurar por mais informações sobre a manifestação pró-Bolsonaro, no dia 1º de maio de 2021, no Rio de Janeiro (RJ), descobrimos que, de fato, o evento causou uma certa aglomeração no local. Entretanto, o volume de pessoas foi bem menor e as imagens registradas no dia comprovam a situação.

Em resumo: a história que diz que foto mostra “mar de gente” durante manifestação pró-Bolsonaro no dia 1º de maio de 2021 é falsa! A imagem, na verdade, foi registrada no dia 28 de julho de 2013, durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Mais precisamente no último dia do papa Francisco no Brasil. Imagens do dia 1º de maio de 2021 mostram que o Rio de Janeiro (RJ) registrou uma certa aglomeração no local. Entretanto, bem mais modesta do que a registrada na foto que acompanha a publicação. Ou seja, a história de hoje não passa de balela.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3aIzl5T
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3wa3LY1