Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Foto mostra manifestações pró-Bolsonaro de 26/05 em Vitória (Espírito Santo) #boato

Foto mostra manifestações pró-Bolsonaro de 26/05 em Vitória (Espírito Santo) #boato

Boato – Imagens mostram como foi a manifestação a favor de Jair Bolsonaro na cidade de Vitória (Espírito Santo) no dia 26/05/2019 e prova que povo foi às ruas a favor do presidente.

Ontem, o Boatos.org desmentiu uma notícia que falava de uma “falsa checagem” relacionada às manifestações a favor do presidente Jair Bolsonaro ocorrida no dia 26 de maio de 2019. Ao final do texto, citamos um caso de “boato verdadeiro”: o de uma imagem compartilhada como se fosse da manifestação pró-Bolsonaro em Vitória (ES). Hoje, vamos falar dele.

Desde o dia 26/05, começaram a circular na internet fotos e vídeos como se fossem da manifestação na capital capixaba. “Tremei-vos picaretas. O Brasil é nosso… Manifestação Pró Bolsonaro e Reformas Já (26/05/2019) – Espírito Santo”, diz uma das versões. “Vitória ES hoje!”, aponta outra das versões.

Foto mostra manifestação pró-Bolsonaro do dia 26/05 em Vitória (Espírito Santo)?

As imagens foram muitos compartilhadas na internet (em uma das versões, 76 mil pessoas repassaram a imagem no Facebook). Mas será mesmo que elas são da manifestação pró-Bolsonaro do dia 26/05? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Vídeo: é falso que decreto permite confisco de doações para colocar "selo do PT"

Apesar de (pelo menos na nossa impressão) as pessoas (com exceções) estarem tomando um pouco mais de cuidado com o que é compartilhado, tínhamos quase certeza de que um boato de foto falsa iria surgir na web após os atos a favor do presidente. Mais do que isso: um boato acompanhado de uma imagem com algumas das principais características de fake news (vaga, alarmista, com erros de português e pedido de compartilhamento).

Por causa dessa desconfiança, fizemos o elementar. 1) Buscamos por mais detalhes sobre a manifestação em Vitória (ES) no dia 26/05. 2) Buscamos pela origem da imagem e do vídeo que estão circulando na internet. Apenas com essas buscas, matamos a charada.

Ao buscar pelas imagens da manifestação, descobrimos que elas são diferentes das que circulam na internet. Mais uma busca e descobrimos que a foto e o vídeo que circularam na internet são, na realidade, das manifestações da época das eleições no ano passado. A prova disso está em reportagens como essa, que data de 2018 e mostra as imagens, e no vídeo abaixo (também de 2018):

Resumindo: a foto que teve dezenas de milhares de compartilhamentos em redes sociais é do Espírito Santo, mas não é das manifestações de 2019. As imagens foram capturadas durante a campanha eleitoral de 2018. Neste caso, houve, sim, fake news viralizando por aí.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.