Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Foto mostra manifestações pró-Bolsonaro de 26/05 em Vitória (Espírito Santo) #boato

Foto mostra manifestações pró-Bolsonaro de 26/05 em Vitória (Espírito Santo) #boato

Boato – Imagens mostram como foi a manifestação a favor de Jair Bolsonaro na cidade de Vitória (Espírito Santo) no dia 26/05/2019 e prova que povo foi às ruas a favor do presidente.

Ontem, o Boatos.org desmentiu uma notícia que falava de uma “falsa checagem” relacionada às manifestações a favor do presidente Jair Bolsonaro ocorrida no dia 26 de maio de 2019. Ao final do texto, citamos um caso de “boato verdadeiro”: o de uma imagem compartilhada como se fosse da manifestação pró-Bolsonaro em Vitória (ES). Hoje, vamos falar dele.

Desde o dia 26/05, começaram a circular na internet fotos e vídeos como se fossem da manifestação na capital capixaba. “Tremei-vos picaretas. O Brasil é nosso… Manifestação Pró Bolsonaro e Reformas Já (26/05/2019) – Espírito Santo”, diz uma das versões. “Vitória ES hoje!”, aponta outra das versões.

Foto mostra manifestação pró-Bolsonaro do dia 26/05 em Vitória (Espírito Santo)?

As imagens foram muitos compartilhadas na internet (em uma das versões, 76 mil pessoas repassaram a imagem no Facebook). Mas será mesmo que elas são da manifestação pró-Bolsonaro do dia 26/05? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Apesar de (pelo menos na nossa impressão) as pessoas (com exceções) estarem tomando um pouco mais de cuidado com o que é compartilhado, tínhamos quase certeza de que um boato de foto falsa iria surgir na web após os atos a favor do presidente. Mais do que isso: um boato acompanhado de uma imagem com algumas das principais características de fake news (vaga, alarmista, com erros de português e pedido de compartilhamento).

Por causa dessa desconfiança, fizemos o elementar. 1) Buscamos por mais detalhes sobre a manifestação em Vitória (ES) no dia 26/05. 2) Buscamos pela origem da imagem e do vídeo que estão circulando na internet. Apenas com essas buscas, matamos a charada.

Ao buscar pelas imagens da manifestação, descobrimos que elas são diferentes das que circulam na internet. Mais uma busca e descobrimos que a foto e o vídeo que circularam na internet são, na realidade, das manifestações da época das eleições no ano passado. A prova disso está em reportagens como essa, que data de 2018 e mostra as imagens, e no vídeo abaixo (também de 2018):

Resumindo: a foto que teve dezenas de milhares de compartilhamentos em redes sociais é do Espírito Santo, mas não é das manifestações de 2019. As imagens foram capturadas durante a campanha eleitoral de 2018. Neste caso, houve, sim, fake news viralizando por aí.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.