Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Motociata a favor de Bolsonaro teve 2 milhões de pessoas #boato

Motociata a favor de Bolsonaro teve 2 milhões de pessoas #boato

Motociata a favor de Bolsonaro teve 2 milhões de pessoas, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A “motociata Acelera para Cristo” de 2022, a favor do presidente Jair Bolsonaro, teve a participação de 2 milhões de pessoas. Foto mostra a multidão.

No ano passado, quando a primeira edição da chamada “Motociata para Cristo”, evento que, na realidade, não passa de um manifestação de apoio ao presidente Jair Bolsonaro, o Boatos.org teve que desmentir alguns fakes sobre a sua magnitude (inclusive um que apontava que o evento teria entrado para o Guiness Book).

Em 2022 o evento está sendo realizado novamente e cá estamos para desmentir um “aumenta e inventa”. Depois da realização do evento, começaram a circular mensagens e “notícias” em sites favoráveis ao presidente que apontavam que 2 milhões de pessoas haviam estado no evento.

Em alguns casos, a mensagem era acompanhada por uma foto do presidente e as motos de apoiadores. Leia algumas das mensagens que circulam por aí (muitas delas por meio de prints de publicações):

Versão 1: Presidente Bolsonaro e Tarcísio participam de motociata “Acelera para Cristo” em São Paulo, com mais de 2 milhões de pessoas no evento Versão 2: Quase 2 milhões na motociata. São Paulo com Bolsonaro. É reeleição em 2022. Uhuuuuuu! Versão 3: Mais de 2 milhões de participantes foram ao evento

Motociata a favor de Bolsonaro teve 2 milhões de pessoas?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

É claro que a história se espalhou com todas as forças na internet, principalmente entre grupos e perfis de apoiadores a Bolsonaro. Só há dois detalhes: não é verdade que o evento teve milhões de pessoas e a foto que está ilustrando isso sequer é de 2022.

Quando nos deparamos com a história, ficamos mais do que desconfiados. Como falamos lá no início do texto, o que não faltou na internet, em 2021, foram fake news após a motociata que tentavam hiperdimensionar o evento.

Teve gente falando que a motociata arrecadou toneladas de alimentos, que foi capa do Washington Post, que foi a “o maior passeio de motos do mundoe que teve mais de 1,3 milhão de motos. Além de todas histórias serem falsas, alguns detalhes nos chamaram atenção.

O mais óbvio é o que mostra que esse tipo de fake news é recorrente. Além disso, uma questão matemática nos deixou intrigados. É fato que a motociata 2021 foi maior do que a 2022. Também é fato que não teve 1,3 milhão de motos no ano passado. Como teríamos 2 milhões de pessoas na motociata deste ano?

Com estas desconfianças, resolvemos buscar pelo número real. E não demorou muito para chegarmos a ele: esta matéria aponta que 3,7 mil motocicletas participaram do evento na edição 2022. No ano passado foram 6,6 mil motos. Ou seja: não só não tiveram “2 milhões” como também os números são, de fato, menores que de 2021.

Por fim, muitos dos anúncios estão circulando com uma foto de Bolsonaro e uma grande quantidade de motociclistas (que, obviamente, não chegam nem perto de 2 milhões ou mesmo 1,3 milhão). A foto é do evento em 2021. De acordo com essa matéria, ela foi tirada em 12 de junho de 2021.

Resumindo: nem é verdade que a motociata a favor de Bolsonaro em 2022 teve 2 milhões de pessoas tampouco a foto que está ilustrando uma das principais matérias sobre o assunto é referente ao evento deste ano.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: