Foto de manifestação contra Bolsonaro na Av. Paulista em 29/05 foi publicada em site em 2016 #boato

Boato – Foto que mostra manifestação na Avenida Paulista (em São Paulo) foi, na realidade, publicada em site no ano de 2016.

Assim como militantes a favor de Bolsonaro têm saído às ruas nos últimos tempos, militantes contrários ao governo fizeram isso no dia 29 de maio. A manifestação pedindo a saída do presidente da República, entre outras pautas, também já começou a gerar notícias falsas. A que vamos falar, aliás, é das mais confusas.

Tente acompanhar o pensamento. Primeiro, começou a circular na internet uma comparação entre imagens aéreas de manifestações a favor de Bolsonaro em 1º de maio e de manifestações contra o presidente no dia 29 de maio na Avenida Paulista, na cidade de São Paulo.

Depois disso, perfis bolsonaristas começaram a apontar que a foto da multidão seria, na realidade, de um ato de 2016 a favor de Dilma. Uma postagem aponta que a imagem estava em um post do site “Esquerda Diário” de 2016 com o título “Atos em defesa do governo mostram força e poupam ajustes do PT”. Leia a mensagem que circula online:

Usar foto antiga pra dizer que a manifestação bombou é um reconhecimento público do fracasso do protesto. Será que foi com base nessa imagem que a Globo afirmou no Jornal Nacional que a manifestação de ontem ocupou 10 quarteirões?

Foto de manifestação contra Bolsonaro na Av. Paulista em 29/05 foi publicada em site em 2016?

Deu para entender a história? Tem gente tentando se meter a “checador” e mostrar que a foto é falsa. Só há um “probleminha”: a fraude é, na realidade, de quem diz que a imagem estava no site em questão em 2016.

Resolvemos, de cara, buscar pela imagem para saber se ela já estava na internet antes das manifestações do dia 29 de maio. Não a encontramos. Ao buscar sobre a origem das imagens, vimos que, na realidade, é um print de um vídeo feito pela Mídia Ninja. Veja abaixo (está no final do teaser):

Ao buscar pela postagem citada como a que havia hospedado a imagem, vimos que, na realidade, a foto usada para ilustrar a matéria “Atos em defesa do governo mostram força e poupam ajustes do PT” é outra. Não é a imagem utilizada na comparação entre os atos. Fizemos uma comparação na imagem abaixo:

Comparação entre fotos de manifestações
Comparação entre fotos de manifestações

Resumindo: não é verdade que a imagem que está sendo compartilhada como da manifestação de 29 de maio de 2021 já havia sido publicada em um site em 2016. Tratam-se de fotos diferentes e a imagem que está circulando é, sim, do ato pedindo o impeachment de Bolsonaro.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3aIzl5T
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3w3sv3d
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3wa3LY1

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet