Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Alexandre de Moraes não será preso pelo FBI e senador Sérgio Moro não revelou nada

Alexandre de Moraes não será preso pelo FBI e senador Sérgio Moro não revelou nada

Moro revela que Alexandre de Moraes assumiu que será preso pelo FBI, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em conversa, senador Sérgio Moro revelou que o ministro Alexandre de Moraes disse que seria preso pelo FBI

Análise

Alexandre de Moraes é ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) desde 2017, sendo nomeado pelo ex-presidente Michel Temer, após a morte do ministro Teori Zavascki. Mas foi a partir do governo Bolsonaro que Alexandre de Moraes começou a ser um nome comum em fake news na internet, motivadas pelo ódio de apoiadores do ex-presidente Bolsonaro.

E mesmo após a saída de Bolsonaro, as histórias falsas envolvendo o nome do ministro do STF continuaram. Exemplo disso é a história de hoje. De acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, o senador Sérgio Moro teria revelado que o ministro Alexandre de Moraes estaria desesperado após descobrir que seria preso pelo FBI e estaria buscando formas, junto ao presidente Lula, de não ser preso. Confira:

“Alexandre de Moraes, depois de ter participado de uma reunião às pressas com o ex-presidiário às portas fechadas, no Palácio do Planalto, ao saber que o chefão do FBI, Christopher Wray, enviou agentes da agência norte-americana para o Brasil para que o ministro fosse apreendido pela Polícia Federal e extraditado para os Estados Unidos.

Vídeo: é falso que Quiz do Pix dê R$ 150 para quem compartilhar no WhatsApp

Os agentes federais do FBI acusam Alexandre de Moraes de ter concedido liberdade a chefe de um dos cartéis do mundo e teria recebido, pelo menos, 30 milhões em propinas. Além do mais, as contas bancárias de Alexandre nos Estados Unidos foram bloqueadas por ordem do FBI, no mesmo banco que é conhecido por lavar dinheiro para cartéis no México.

Moraes está temendo que a agência dos Estados Unidos o prenda para responder criminalmente nos Estados Unidos por soltar chefe de cartel. O ministro foi correndo pedir socorro ao ex-presidiário Lula, cobrando aquele favorzinho que Lula deve ao ministro por ter, lógico, colocado Luiz Inácio no Palácio do Planalto de novo”.

A história viralizou nas redes sociais, em especial, no YouTube e circulou bastante em grupos extremistas. Apesar disso, a história apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto.

A partir disso, vamos te responder, em três perguntas, o motivo para não acreditar nessa história: 1) Moro revelou que Alexandre de Moraes admitiu que seria preso pelo FBI? 2) O ministro do STF vai ser preso pelo FBI? 3) Há outras mentiras no vídeo?

Checagem

Moro revelou que Alexandre de Moraes admitiu que seria preso pelo FBI?

Não. O canal responsável pela divulgação dessa informação é conhecido por publicar histórias falsas na internet. Além disso, o nome do senador Sérgio Moro não é citado no vídeo e não existe a mínima possibilidade de que isso seja verdade, uma vez que Alexandre de Moraes não é amigo de Sérgio Moro.

O ministro do STF vai ser preso pelo FBI?

Não. Essa história já circula na internet há algum tempo. Em 2022, a equipe do Boatos.org desmentiu uma história que dizia que uma deputada brasileira iria se encontrar com o FBI para prender Alexandre de Moraes. Em 2023, essa história falsa se desenvolveu. Na época, uma publicação afirmava que o FBI teria pedido a prisão e a extradição de Alexandre de Moraes. Se isso não bastasse, essa história não tem pé nem cabeça. Não existem motivos para o ministro Alexandre de Moraes ser preso. Além disso, ele nem poderia, devido às leis de soberania nacional.

Há outras mentiras no vídeo?

Sim. O vídeo é recheado de mentiras. O vídeo cita que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estaria envolvido com o grupo criminoso PCC e em casos de corrupção, as imagens também alegam que Flávio Dino teria uma relação com o Comando Vermelho e até teria lavado dinheiro para a facção. Não existe prova alguma sobre essas alegações e o vídeo também não aponta de onde tirou as informações. Se isso não bastasse, o canal responsável pela divulgação da história também vende produtos de origem duvidosa. Por fim, o canal sequer está no ar. Ao tentar entrar no perfil do canal, uma mensagem indica que o canal não está disponível (e, provavelmente, foi retirado do ar).

Conclusão

Fake news ❌

Alexandre de Moraes não será preso pelo FBI e Sérgio Moro não revelou nada. A história surgiu em um canal que não inspira nenhuma confiança. Além do vídeo citar diversas mentiras e não apresentar provas, percebemos que o canal também vende produtos de origem duvidosa. A história não faz o menor sentido, Alexandre de Moraes não fez nada de errado e também não poderia ser preso dessa forma por conta das leis de soberania nacional. Já a história de que Sérgio Moro teria revelado toda a situação também não se sustenta, já que Moro sequer foi citado no vídeo. Por fim, o canal responsável pela história foi retirado do ar.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)