Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Ministro de Lula fala de aliança satânica em entrevista a Fabio Porchat #boato

Ministro de Lula fala de aliança satânica em entrevista a Fabio Porchat #boato

Ministro de Lula fala de aliança satânica em entrevista a Fabio Porchat, diz boato (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Boato – Um ministro do governo Lula deu uma entrevista para o Fabio Porchat em que anunciou que está fazendo uma aliança satânica.

  Introdução

O tema religião sempre esteve ligado ao discurso eleitoral e, consequentemente, política e “Deus” andam de mãos juntas em algumas fake news. É o caso da história de hoje que aponta para uma suposta entrevista de um ministro do governo Lula para o apresentador Fabio Porchat.

Na entrevista, o suposto ministro teria anunciado uma aliança com o diabo para breve. Ele teria falado que as alianças cristãs não teriam dado certo e estava fazendo a nova proposta. Junto ao vídeo, há mensagens alarmistas (tanto em vídeo quando em texto). Leia algumas delas. Leia também a transcrição do vídeo:

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

Versão 1: Entenda em 2min “pq o Juízo Eterno esta muito próximo de acontecer”: veja o q um ministro de estado pensa da família, da bíblia e de Deus, e o q eles estão fazendo para substituir estes 3 itens “de acordo com o guia espiritual que eles servem/obedecem” !

Versão 2: As mensagens satânicas não é mais oculta esta ai estampada para quem quiser ver. Vigiai e orai o noivo. Vem com esplendor de grande glória! Olha o ministro do Lula entrevista para o Porchat. Isso aqui já é passado o limite. Veja isso aqui.

Transcrição: Porque eu entendo que todo mundo que fala em Deus na história do Brasil fez merda. A gente tem exemplos aí do Crivella, Flor de Liz, Padre Robson, João de Deus. Inclusive a seleção do sete a um que é toda crente, praticamente. Eh interessante e quando foi que o senhor teve a ideia dessa aliança?

Olha eu estava em casa outro dia e eu tive um estalo se todo mundo que fala em Deus faz merda será que a solução não é a gente abraçar o capeta E aí eu conversei com o Sete PL, propus essa esteve com ele. Eu estive com ele, é uma pessoa super acessível, um cara incrível. Inclusive quem fala mal não conhece que é um problema do Brasil. Entendo, entendo.

Eh bom o Brasil é um país de maioria cristã não é? E aí é que eu penso será que não é esse o problema? A fé? A gente tem países como a Suécia que a maioria é ateu ou metaleiro e no entanto eles estão muito à frente da gente bom velho. Então como seria um governo satanista? Bom, a gente pensa que esse esse tripé que é família, tradição e propriedade não rolou.

Então vamos repensar esse trenômego que não substitui essas três palavras por carboidrato, games e putaria. Aí eu acho que o país decola, hein? Então uma das medidas seria retirar os crucifixos dos tribunais e colocar imagem do capítulo. Não, não, porque o demônio acredita que o estado deve ser laico e o demônio quer distância de juiz. Juiz não, pelo amor de Deus. O que a gente quer substituir é a bíblia pela constituição.

E o senhor acha que a família brasileira aprovaria isso? A família brasileira só aprova merda. A família brasileira assiste Record, a família brasileira torce pro Neymar, a família brasileira ri das piadas do Tiago Leifert. Então foda-se família brasileira

  Análise

Vimos o vídeo circulando, principalmente, por meio do WhatsApp. Mas, originalmente, a mensagem circulou pelo TikTok. Ela tem algumas características como o caráter vago (sequer é dito o nome do ministro), o tom alarmista e a falta de qualquer fonte confiável que confirme a informação.

Não é de hoje que “vídeos bombásticos” relacionados a figuras políticas viralizam na internet. Já teve vídeo erroneamente atribuído a Flávio Dino, a Camilo Santana e a outros ministros.

Com isso, temos algumas perguntas. A primeira é se a pessoa que está dando a entrevista a Fabio Porchat é um ministro de Lula. A segunda é se há algum plano do tipo de aliança com o “diabo” por parte de algum ministro de Lula. A terceira é qual a origem do vídeo que mostraria a entrevista com Fabio Porchat.

Checagem

A pessoa que está dando a entrevista a Fabio Porchat é um ministro de Lula?

Não é. Se você conhece um pouco sobre atores brasileiros, vai perceber que a pessoa do vídeo é o ator Luis Lobianco. O humorista trabalha em programas da Globo e em esquetes do Porta dos Fundos. Ah, ele não é e nunca foi ministro de Lula.

Qual a origem do vídeo que mostraria a entrevista com Fabio Porchat?

O vídeo é, justamente, de um trecho de uma esquete de humor do Porta dos Fundos. O vídeo, recheado de ironias, foi publicado com o título de “Aliança com o Demo” no canal do Portal dos Fundos em setembro de 2022. Assista:

Há algum plano do tipo de aliança com o “diabo” por parte de algum ministro de Lula?

Não só o vídeo não é de um ministro de Lula como também não há nenhum plano de governo de “aliança com o diabo”. Além de se tratar de uma bobagem imensa (até porque a figura física do capeta não participa da política brasileira), não faria sentido trabalhar nisso.

Conclusão

Fake news 👎❌

É falso que um ministro de Lula tenha falado sobre uma aliança satânica durante uma entrevista para o apresentador Fabio Porchat. O vídeo, na realidade, é de um episódio do Porta dos Fundos.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm