Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Ministro da Educação de Lula é flagrado dançando em evento #boato

Ministro da Educação de Lula é flagrado dançando em evento #boato

Ministro da Educação de Lula é flagrado dançando em evento, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra o ministro da Educação do governo Lula, Camilo Santana, dançando durante um evento em uma escola.

Infelizmente, muitas fake news que circulam na internet são carregadas de homofobia. A história de hoje é mais uma prova disso. Ela aponta para o ministro da Educação do governo Lula, Camilo Santana.

Um vídeo de um homem dançando em um palco está circulando junto com a informação que aponta que a pessoa seria Camilo Santana. O vídeo está circulando no TikTok com mensagens como “Ministro da desucadação” (não seria deseducação?) e letterings cortados de “dancinha” e “em evento para “capacitação”. Leia mensagem:

Confira o desmentido em vídeo:

Ministro da educação é isso é o que eu entendi pai mãe e filho se o ministro da educação dança desse jeito imagina a sua filhinha seu filhinho vai começar a ficar toda afeminadinho porque isso aí é a ordem mundial que vai entrar dentro das escolas Faz L

Ministro da Educação de Lula é flagrado dançando em evento?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

O vídeo e os comentários a respeito dele se espalharam na internet. Só faltou apontar um detalhe: a pessoa do vídeo não é o ministro da Educação Camilo Santana (aliás, se fosse, não haveria problema).

A mensagem (com características de fake news como o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis) já nos deixa desconfiados da veracidade da informação. Não bastasse isso, o histórico de políticos supostamente “flagrados” é vasto em termos de fake news (temos exemplos aqui e aqui) aumentaram as desconfianças.

As suspeitas viraram certeza ao descobrirmos a origem do vídeo. Ele foi gravado durante um evento de educação na Bahia. A pessoa dançando é o professor de história e vereador Henrique Carballal. O vídeo foi gravado durante um evento na Uneb e não foi feito para “criancinhas”. Foi para estudantes do curso de história da universidade.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que a pessoa que apareceu dançando no vídeo em questão é o ministro da Educação Camilo Santana. Além de a dança não ter nada de mais, a pessoa do vídeo é um professor de história e vereador de Salvador.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 9275-5610

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/41sX0QS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso