Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Mineradora norueguesa se instalou na Amazônia em um acordo com Lula #boato

Mineradora norueguesa se instalou na Amazônia em um acordo com Lula #boato

Mineradora norueguesa se instalou na Amazônia em um acordo com Lula, diz boato (FOto: Reprodução/Facebook)

Boato – Lula fez um acordo com mineradora norueguesa que se instalou na Amazônia para que o Brasil não tenha nenhuma participação nos lucros e tenha suas águas poluídas.

A questão da Amazônia continua a gerar debates mundo afora (foi até citada no debate presidencial dos EUA). E, apesar de estarmos em 2020, ainda há gente falando que a culpa pela degradação da região seria do ex-presidente Lula (que deixou o cargo em 2010).

Uma mensagem que circula online aponta que Lula fez um “grande acordo” com uma mineradora norueguesa. Com isso, o Brasil não ganhou um centavo e também tem as águas poluídas por anos e anos. A mensagem ainda aponta que a Globo e as ONGs (sempre elas) nem tocam no assunto. Leia:

Mineradora Norueguêsa se instalou na Amazônia com um acordo com Lula quando Presidente! O Brasil não tem NENHUMA participação de lucro e ainda tem sua águas poluídas por anos e anos! A Globo não fala do assunto, ONGs não falam do assunto.

Mineradora norueguesa se instalou na Amazônia em um acordo com Lula?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

A mensagem se espalhou com força na internet (principalmente, de acordo com as nossas pesquisas, no Facebook). Porém, e assim como em outros casos, a informação que circula online em relação ao assunto não procede.

Na realidade, a mensagem em questão (que tem características de boatos online como ser vaga, alarmista, com erros de português e falta de citação de fontes confiáveis) é uma nova versão de outros boatos já desmentidos aqui. Um deles é que Lula vendeu a Amazônia para o Canadá. O outro é que Lula vendeu o solo da Amazônia para ONGs.

Na realidade, a “mineradora norueguesa” em questão é a Hydro. A empresa se instalou no Brasil, de fato, durante o governo Lula, em 2007. Porém, a Hydro chegou até aqui por meio de uma empresa privada, a ex-estatal Vale.

Em 2010, a Hydro comprou a empresa Paragominas (que pertencia à Vale) e passou a explorar a extração de bauxita na região. Anos depois, a Hydro também comprou outras empresas da Vale. Por se tratar de uma operação de compra e venda, Lula não participou das tratativas.

É importante citar que é falso que o poder público não tem lucro algum com a exploração. Todas empresas que exploram o solo têm que pagar a Compensação Financeira de Recursos Minerais (CFEM) à União. Parte do valor é passado aos estados e municípios.

Também é importante citar que a concessão para exploração do solo pode ser revogada a qualquer momento (o que não aconteceu no caso da mineradora em questão), como aponta esse texto do Comprova (que desmentiu uma notícia falsa similar).

Resumindo: a história que aponta que Lula fez um acordo para uma mineradora norueguesa explorar o solo do Brasil é falsa. A Hydro chegou à região por meio de uma transação entre empresas privadas e, assim como qualquer mineradora, tem que pagar um valor ao governo. Não passa de mais um boato que circula na internet relacionado ao ex-presidente, ONGs e Amazônia.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2H2c3Iu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK