Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Dr. Avacalho Ellhys, advogado do PT, orienta sobre fraude nas urnas e pesquisa eleitorais #boato

Dr. Avacalho Ellhys, advogado do PT, orienta sobre fraude nas urnas e pesquisa eleitorais #boato

Dr. Avacalho Ellhys é advogado do PT e orientou sobre fraude nas urnas e pesquisa eleitorais, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Vídeo mostra o advogado do PT, Dr. Avacalho Ellhys, falando sobre fraude nas urnas eletrônicas e pesquisas eleitorais durante as eleições de 2022.

No último A Semana em Fakes, o Boatos.org apontou que o principal alvo das notícias falsas nos últimos dias são as pesquisas eleitorais (que, no momento, colocam Lula à frente de Bolsonaro). Muitas das pessoas que estão compartilhando este tipo de fake ficaram em polvorosa com um vídeo que está circulando por aí.

No vídeo, um suposto advogado do PT chamado Dr. Avacalho Ellhys teria orientado os correligionários a fraudarem as pesquisas eleitorais, as urnas eletrônicas para, depois de eleito, Lula colocar Dilma, Alckmin e Doria no governo. “Líder dos advogados do PT, dr. Avacalho Ellhys orienta a continuar fraudando pesquisas eleitorais e consumar nas URNAS”, diz a legenda do vídeo. Leia a transcrição do vídeo (que não iremos exibir aqui):

Confira o desmentido em vídeo:

Ao TSE perdão, a Dilma a gente coloca no ministério já foi dito, pra que não fica parecendo que a mesma coisa a mesma equipe passado. Conversei com Alckmin, que tá com problema com Dória, quem vai quem não vai quem vai quem não vai, e agora eu tem que ir o que tem mais sustância a gente pega os eleitores do PSDB pega os eleitores aí desses demais partidos e a gente ficou liga aqui e a gente dá o resultado das urnas. Se as urnas vão continuar sendo daquela forma que sempre fizemos, por mais que o exército e a federal estejam acompanhando, mais as pesquisas.

O vídeo está sendo acompanhado, em redes sociais como o Facebook, Twitter e WhatsApp, por mensagens que o apontam como “prova cabal” da fraude nas urnas e nas pesquisas eleitorais. Veja algumas das mensagens:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 1: Advogado do PT falar claramente como funciona as fraudes nas pesquisas….. O golpe tá aí , cai quem quer… Versão 2: Advogado do PT explicando como funciona a campanha fraudulenta! Versão 3: ADVOGADO do PT orienta a fraude das pesquisas Versão 4: A confirmação de todas as fraudes por advogado do PT. Se alguém tem dúvida ??? Acabou.

Dr. Avacalho Ellhys é advogado do PT e orientou sobre fraude nas urnas e pesquisa eleitorais?

Não demorou para o vídeo viralizar com força na internet e chamar muita atenção (inclusive daqueles que acusam, sem provas, que as pesquisas eleitorais e as urnas eletrônicas são fraudadas). Porém, nem o sujeito em questão é “advogado do PT” tampouco o teor dos planos em questão é real.

A mensagem e o histórico recente já nos deixam mais do que desconfiados. Isso porque a mensagem que circula online tem características de fake news como o caráter vago, o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de qualquer fonte confiável que fale sobre o Dr. Avacalho Ellhys ser “advogado do PT”.

Além disso, fake news sobre urnas eletrônicas e sobre pesquisas eleitorais é o que não falta na internet. Em todos os casos, nenhuma prova real de que há fraudes é apresentado. Ao contrário, institutos de pesquisas e tribunais eleitorais conseguem, inclusive, provar que não há fraude nos processos.

Ao buscar pelo nome do advogado (um trocadilho com “avacalho eles”), nada encontramos. Não há nenhum registro na OAB, nenhum processo que ele trabalhou ou mesmo registros oficiais de ligação ao PT.

Apenas o que achamos é um personagem de “humor”. O Dr. Avacalho Ellhys é um dos personagens de um humorista mineiro (que chegou a se candidatar nas eleições de 2020). No canal do YouTube, há outros vídeos do personagem e de outros como “Nana Arroba” e “Pastor Bar Cedo”. Na página (ao contrário do que está ocorrendo nas mensagens), está bem claro de que se trata de um personagem fictício.

Resumindo: é falsa a história que aponta que um advogado do PT chamado Avacalho Ellhys orientou o partido a fraudar as pesquisas eleitorais e as urnas eletrônicas. O vídeo que está circulando como “a prova” nada mais é do que uma peça humorística.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso