Boato – A jornalista Marília Gabriela gravou um vídeo com ataques ao ministro do STF Alexandre de Moraes dizendo que ele vai ser preso.
Análise
Em um momento no qual o ministro do STF Alexandre de Moraes é um dos principais alvos de ataques da extrema-direita na internet, um vídeo tem feito sucesso em grupos no WhatsApp.
Nas imagens, uma mulher comemora as matérias da Folha de S.Paulo que falam sobre supostas irregularidades de Alexandre de Moraes no inquérito das fake news, aponta que ele será preso e profere uma série de xingamentos.
Ancelmo Gois escreveu texto criticando Eduardo Paes? Checamos
Junto ao vídeo, há mensagens que apontam que a pessoa em questão seria a jornalista Marília Gabriela. Leia a mensagem que circula na internet junto ao vídeo (que não será exibido aqui):
Marília Gabriela… Ela não é apenas uma jornalista, também já fez filmes e novelas. Mas tal qual Regina Duarte, não participa do conluio destes artistas idiotas da lei Rouanet. É uma mulher de fibra e patriota. Veja a mensagem dela para o ministro Alexandre de Moraes Um juiz revestido de todo poderoso. Quer a cabeça dele Preparem as câmeras. Ela diz que lugar de ladr@o é na cadeia…
Checagem
Como falamos, a história não demorou a circular na internet. Por isso, vamos fazer a verificação do conteúdo respondendo a algumas perguntas. São elas: 1) A pessoa que gravou o vídeo com ataques a Alexandre de Moraes é Marília Gabriela? 2) Quem é a pessoa que gravou os vídeos com ataques a Alexandre de Moraes? 3) Houve outras fake news envolvendo o nome de Marília Gabriela?
A pessoa que gravou o vídeo com ataques a Alexandre de Moraes é Marília Gabriela?
Não é. Na realidade, trata-se de uma nova versão de uma fake news já desmentida algumas vezes na internet: a de que Marília Gabriela “rasgou o verbo” a favor da direita. A pessoa que está no vídeo não se parece tanto assim com a jornalista e tem a voz (e sotaque) completamente diferentes.
Quem é a pessoa que gravou os vídeos com ataques a Alexandre de Moraes?
A pessoa é uma apoiadora ferrenha do ex-presidente Jair Bolsonaro. O vídeo original está publicado no perfil do Instagram dela. Em nenhum momento, ela se identifica como Marília Gabriela.
Houve outras fake news envolvendo o nome de Marília Gabriela?
Já é a terceira vez que um vídeo da apoiadora de Bolsonaro é creditado de forma errada à Marília Gabriela. Já desmentimos um vídeo que falava de “Ferrari desgovernada” e criticava suposta ação contra a concessão da Jovem Pan.
Conclusão
Fake news ❌
É falso que Marília Gabriela tenha gravado um vídeo com ataques ao ministro do STF Alexandre de Moraes. A pessoa que gravou o vídeo é outra e a filmagem não tem relação (mais uma vez) com a jornalista.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).