Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Pessoa que gravou vídeo criticando fim da concessão da Jovem Pan e Forças Armadas não é Marília Gabriela

Pessoa que gravou vídeo criticando fim da concessão da Jovem Pan e Forças Armadas não é Marília Gabriela

Marília Gabriela gravou vídeo sobre fim da concessão da Jovem Pan e com ataques contra às FFAA, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Marília Gabriela gravou um vídeo sobre o fim da concessão da Jovem Pan e fazendo ataques contra o governo e Forças Armadas (FFAA).

  Análise

Um vídeo com críticas dignas de bolsonaristas mais radicais (daqueles que defendem um golpe com o ex-presidente no poder) está circulando na internet com a atribuição à jornalista Marília Gabriela.

No vídeo, uma mulher de óculos lança diversos ataques contra o governo. Ela cita que a concessão da Jovem Pan está prestes a ser cancelada pelo governo, critica a CPMI do 8 de janeiro e também faz críticas às Forças Armadas por não terem embarcado na aventura golpista do final do ano passado. Em todos os momentos, ela faz críticas ao governo atual.

Versão 1: Veja o que fala Marília Gabriela. assista o vídeo até final e compartilhe com máximo de pessoas e grupos 👀👆🏼compartilhem a VERDADE. Não pertenço a esse EB e sim ao de CAXIAS. Deus é fiel e justo. No tempo DELE esses tiranos cairão… pode CRER.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 2: Desabafo forte e contundente de Marília Gabriela. Assista o vídeo até final e compartilhe com máximo de pessoas e grupos 👀👆🏼 Versão 3: GRANDE MARILIA GABRIELA ” PARADA DOS COVARDES E TRAIRAS  ” ! Versão 4: Veja o que fala Marília Gabriela. assista o vídeo até final e compartilhe com máximo de pessoas e grupos 👀👆🏼compartilhem a VERDADE.

Transcrição (gerada automaticamente): Bom a Jovem Pan está a um passo de perder sua concessão. As mídias sendo canceladas e a comunicação, que é a nossa fonte de estarmos informadas dos acontecimentos, vão sendo tomadas dos brasileiros. Eles não vão parar. A fome de poder e dinheiro assola o poder. O que pensávamos está distante de acontecer já aconteceu e esperemos fatos ainda mais estarrecedores.

Os verdadeiros réus da CPMI continuam soltos uma relatora comprada, descaradamente comprada. E a luta insana e desesperada de provar a verdade continua. Temos que agir e dentre claro esse caminhão de decepção não poderíamos citar os militares que ainda mais se avolumam militares nossa força de proteção, proteção às nossas fronteiras, proteção ao povo hoje encontra-se à beira da vergonha não há um militar que hoje se orgulhe de estar fardado conduzindo sua tropa eu imagino que vergonha.

Acredito que os militares devam instituir uma parada tal igual a LGBT TPH e J pra estar um pouco mais na onda. E acredito que um bom título pra essa parada seria Parada dos Covardes e traíras Todos vestidos em suas fardinhas engomadas e camufladas. Tal qual ele se posicionam perante a sociedade civil. Homens sem brio impunham os seus fuzilinhos munição e pouco treinamento pra mostrar a valentia que nosso país precisa.

Homens honrem suas escolhas de lutar pela pátria Hoje se escondem em seus quarteis com vergonha de seus comandantes. Seres desprezíveis e sem valor contávamos com a proteção desta força que em épocas remotas defendiam o Brasil com altivez e patriotismo

Hoje digo mais uma vez foram tomados pelo sistema e foram corrompidos e seus valores saqueados por uns poucos superiores que se venderam ao sistema Deus poupe-nos demais quedas morais. Nos envergonha ver tanta canalhice. Senhor dos exércitos multiplique comandantes reais que não se vendam por tostões e que ainda acreditem que o Brasil vale a pena lutar

A mensagem tem, como muitas mensagens de cunho golpista, características de fake news como o caráter vago, o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis. O histórico deste tipo de fake news vamos aprofundar mais à frente.

Checagem

As perguntas que vamos responder na parte da checagem são as seguintes: 1) A pessoa que gravou o vídeo é a jornalista Marília Gabriela? 2) Se não é Marília Gabriela, que é a pessoa que está falando da Jovem Pan, governo e FFAA no vídeo? 3) As afirmações contidas no vídeo são corretas?

A pessoa que gravou o vídeo é a jornalista Marília Gabriela?

Não é. De cara, é possível perceber que a aparência da pessoa do vídeo e o posicionamento dela não refletem o de Marília Gabriela. A jornalista tem como única semelhança à mulher do vídeo o óculos e tem um posicionamento distinto do da pessoa do vídeo.

Se não é Marília Gabriela, que é a pessoa que está falando da Jovem Pan, governo e FFAA no vídeo?

A pessoa do vídeo é uma apoiadora de Bolsonaro que tem lançado diversos vídeos nas redes sociais. Detalhe: não é a primeira vez que um vídeo desta mulher é atribuído a Marília Gabriela. Não faz muito tempo, o Boatos.org desmentiu uma fake news que apontava que Marília Gabriela havia gravado um vídeo chamado Ferrari desgovernada. O vídeo também era da bolsonarista.

As afirmações contidas no vídeo são corretas?

Não são. Na verdade, todas as declarações são baseadas em uma visão distorcida da política brasileira. Se a Jovem Pan teve sua concessão ameaçada (nem é certo que será cassada) foi por conta de uma recomendação do MPF que entende que a emissora espalha desinformação. Quanto às críticas à CPMI e às Forças Armadas, trata-se de uma ótica que acredita que a “solução” é um golpe militar. Ou seja: a base é algo inconstitucional e ilegal.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que a pessoa que gravou o vídeo com ataques ao governo e com críticas às Forças Armadas seja a jornalista Marília Gabriela. A autora do conteúdo de cunho golpista é outra pessoa e não é a primeira vez que a internet “confunde” as duas pessoas.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm