Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Maria do Rosário pede que famílias recebam presos em ceia de Natal #boato

Maria do Rosário pede que famílias recebam presos em ceia de Natal #boato

Boato – Deputada federal Maria do Rosário faz apelo para que famílias convidem presos que saíram no indulto de Natal para participarem de seus ceias.

Faltam exatamente 5 dias para o Natal. Feriado que reune familiares para a famosa ceia de Natal, troca de presentes e histórias sobre o bom velhinho. E para quem está preso, este é o momento de rever a família por meio dos indultos ou saídas temporárias.

E parece que a deputada federal Maria do Rosário (PT/RS) se comoveu com a situação de inúmeros presos que estarão livres no feriado de Natal. De acordo com uma publicação que anda circulando pelas redes sociais, Maria do Rosário teria feito um apelo às famílias brasileiras: recebam um preso para sua ceia de Natal.

A deputada federal ressaltou que muitos presos não terão ceia de Natal e o ato de ajudar nos tornaria mais humanos. “Esses coitados vão pra casa e o que vão ter de ceia? Nada! Se cada família receber um preso na sua ceia, no seu seio, seremos mais humanos”, afirma Maria do Rosário. Confira:

Maria do Rosário pede que famílias recebam presos em ceia de Natal, diz boato
Maria do Rosário pede que famílias recebam presos em ceia de Natal, diz boato

Maria do Rosário pede que famílias recebam presos em ceia de Natal?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Bom, não é novidade pra ninguém que a deputada federal é defensora dos direitos humanos e volta e meia faz publicações relacionadas a isso. Entretanto, o tweet que fala sobre adotar um preso na ceia de Natal não é exatamente o que parece ser. Quer saber o motivo? Continua lendo.

Tudo começa com a frase: essa história é velha. Velha quanto? O uíte, que afirmam ser de 2017, na verdade, começou a circular em 2015. Ou seja,tem pelo menos 2 anos que a mesma história circula nas redes sociais. E isso nos leva para o próximo ponto.

Em 2015, o Twiter não permitia publicações com mais de 140 caracteres. Visivelmente, você já consegue perceber que o tweet tem mais caracteres do que o normal (e se você contar, vai tirar a prova). Além disso, as letras estão maiores e desalinhadas, deixando claro que se trata de uma montagem (das mais ridículas).

Outra coisa importante a se destacar é que não de hoje que a deputada federal Maria do Rosário é vítima de boatos envolvendo suas redes sociais. Só aqui no Boatos.org já desmentimos vários casos de supostos tuítes dela, como a história em que ela criticou a Polícia Militar por ter matado 3 assaltantes em SP ou quando ela disse que perdoaria o estuprador caso ela fosse estuprada.

E se você ainda não se convenceu, ainda em 2015, a deputada federal desmentiu toda a história, quando um seguidor a questionou sobre a publicação. A resposta foi: é uma proposta absurda. Então, só mostra que a tal publicação, na realidade, é falsa.

Portanto, não acredite em tudo o que vê, lê ou ouve falar por aí. Pesquise e tenha embasamento antes de compartilhar. O que você acha que pode ser uma verdade absurda, na realidade, pode não passar de boato. Até mais.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.