Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Maria do Rosário tenta costurar máscara em máquina sem linha #boato

Maria do Rosário tenta costurar máscara em máquina sem linha #boato

Maria do Rosário tenta costurar máscara em máquina sem linha, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A deputada Maria do Rosário tentou costurar máscaras em uma máquina sem linha. Os acessórios seriam para doação, mas uma foto flagra o equipamento sem o carretel de linha necessário para a costura.

Com a falta de materiais de proteção individual hospitalares na rede pública de saúde e farmácias de todo o país, muitos brasileiros estão tendo que se “virar nos 30” para se proteger da contaminação pelo novo coronavírus, inclusive, fabricando as próprias máscaras, que podem ser feitas com tecidos. Até mesmo costureiros também estão confeccionando os acessórios e vendendo ou fazendo doações para ajudar a população que não tem como fazer a sua máscara em casa.

E neste sentido, ao que parece, a deputada Maria do Rosário também se propôs a participar da ação solidária. Pelo menos é que diz uma publicação que começou a circular recentemente na internet, que mostra uma foto supostamente da deputada pelo PT-RS costurando máscaras para doação.

Porém, o que chama a atenção na imagem é o fato de a máquina de costura estar sem o carretel de linha, o que tornaria inviável coser qualquer tecido. Por conta desse pequeno detalhe na imagem, muitas pessoas brincaram com a situação nas redes sociais: “Alguém avisa essa mentirosa que para costurar tem que colocar a linha na máquina de costura!”, disse um internauta. Veja o texto original da publicação que está rodando online:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Versão 1: Parabéns a deputada Maria do Rosário por fazer o milagre de costurar máscaras sem linha de costura #caradepau #oportunista Versão 2: A deputada Maria do Rosário, costurando máscaras para doação! Alguém avisa essa mentirosa que para costurar tem que colocar a linha na máquina de costura! Versão 3: A mulher consegue ser falsa até para fingir que está fazendo caridade @Maria do Rosário , que feio …

Maria do Rosário tentou costurar máscara em máquina sem linha?

A suposta imagem da deputada viralizou e rendeu muitos comentários com críticas e brincadeiras por parte dos internautas, principalmente no Facebook. Mas será mesmo que a deputada Maria do Rosário tentou costurar máscaras em uma máquina sem linha? A resposta é não! E o porquê você confere a seguir.

Para começar, a mensagem da publicação que está sendo compartilhada com a foto possui algumas características de fake news: é vaga, alarmista (tem o intuito de gerar burburinho), possui erros de português e não cita fontes confiáveis que possam confirmar o que está sendo dito.

Em segundo lugar, não é a primeira vez que a deputada Maria do Rosário é alvo de boatos que circulam a internet. Aqui no Boatos.org, nós já desmentimos vários deles, como o que dizia que a parlamentar teria chamado Sergio Moro de Hitler do Judiciário e afirmado que corrupção é algo cultural; o que denunciava que a filha da deputada teria convocado Maconhaço pela Democracia Petista; ou, ainda, o que dizia que Maria do Rosário teria comemorado o fato de ter o carro roubado em Porto Alegre.

Além disso, ao buscarmos pela tal imagem nas redes sociais da deputada, nada encontramos. Na verdade, descobrimos que a foto foi publicada pela ex-deputada estadual por São Paulo Rita Passos em seu perfil oficial no Instagram. E, apesar de a imagem também render comentários de internautas duvidosos por lá, é possível ver em um vídeo postado mais recentemente que Rita Passos costura mesmo.

Resumindo: A publicação que dá conta de que a deputada Maria do Rosário tentou costurar máscaras em máquina sem linha não é verdadeira. A foto que está sendo compartilhada não é da deputada, mas sim da ex-deputada estadual por São Paulo Rita Passos, que, apesar da imagem duvidosa, realmente faz costura.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2AryYtw