Maria do Rosário comemora o fato de ter sido assaltada em Porto Alegre #boato

Boato – A deputada federal Maria do Rosário comemorou o fato de ter o seu carro roubado em Porto Alegre em novembro de 2019.

Ex-ministra dos Direitos Humanos, a deputada Maria do Rosário, assim como muitos políticos que se dedicam ao assunto, tem recebido, há anos, a pecha de “defensora de bandidos” pelos seus detratores. Muita dessa fama é reforçada por notícias falsas sobre declarações dela.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org Siga o Boatos.org no Twitter: Se inscreva no nosso canal no Youtube

Receba as nossas atualizações no grupo do WhatsApp (só postagens do administrador, não se preocupem): http://bit.ly/36nlVru

Confira o nosso Instagram:

Instagram

Já falamos aqui no Boatos.org sobre histórias como a que apontava que ela havia recebido Suzane Von Richtofen na saída da prisão, que havia condenado a reação de policiais a um assalto e que havia sugerido acabar com a defesa pessoal. Hoje, a história envolve algo que ocorreu com a própria deputada.

No último dia 14 de novembro, a deputada teve o carro blindado roubado na cidade de Porto Alegre. Logo após o crime ter sido noticiado, voltou a circular online um texto que apontava que Maria do Rosário havia comemorado o roubo do veículo. Leia:

Maria do Rosário comemora por ter sido assaltada: “Chupa, propriedade privada” “A Excelentíssima Senhora Deputada Maria do Rosário chamou a atenção na noite de hoje ao ser encontrada às gargalhadas pela polícia, que atendeu uma ocorrência de assalto cuja vítima era a própria autoridade parlamentar. […]

Rosário, que teve seu carro subtraído, comemorou o ato e disse que “o de menor, na verdade, apenas socializou uma propriedade privada da burguesia”. Ela também enfatizou que nos tempos dos governos Lula e Dilma não aconteciam assaltos, “pois ninguém precisava roubar, pois havia Bolsa Família”.

Maria do Rosário comemora o fato de ter sido assaltada em Porto Alegre?

A história, um tanto quanto irônica, rendeu muitos comentários em redes sociais. Mas será mesmo que Maria do Rosário comemorou o próprio assalto contra ela? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Quando nos deparamos com a história, já ficamos desconfiados. Afinal, não é de hoje que a deputada é envolvida nesse tipo de boato. Por isso mesmo, resolvemos procurar pela tal declaração. Nas redes sociais da deputada, achamos um texto falando sobre o caso. Porém, o tom da publicação não é de celebração. Leia a nota:

No início da tarde desta quinta feira, dia 14 de novembro, um assessor do mandato da Deputada Federal Maria do Rosário, foi vítima de um assalto próximo ao Palácio Piratini, sede do Governo Estadual. O funcionário da deputada foi surpreendido quando entrava no automóvel pertencente à parlamentar, na Praça da Matriz, e acabou sendo levado pelos assaltantes até a Zona Leste, onde foi deixado, sem o carro. A parlamentar não se encontrava no local e todas as providências para garantir a saúde do assessor foram tomadas, bem como a Brigada Militar foi prontamente acionada e já está empenhada em localizar o veículo.

É lamentável que situações como essa sejam vivenciadas todos os dias por brasileiras e brasileiros. Num momento como esse mais uma vez nos solidarizamos com todas e todos que são vítimas de violência com perdas maiores ainda, como a vida.

Ao procurar mais a fundo, descobrimos três coisas: a tal declaração não estava em nenhuma fonte confiável, surgiu em um site de humor chamado Joselito Muller e é antiga. A publicação ocorreu, na realidade, em 2017. Na época, a deputada também havia sido roubada e o site, de notícias fictícias, tirou um sarro da situação.

Resumindo: a história que aponta que Maria do Rosário comemorou o fato de ter sido assaltada em Porto Alegre é falsa. É uma notícia de 2017 que surgiu em um site de humor. Fim

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2s72BQx

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)