Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula é vaiado e chamado de ladrão na chegada a Recife em 2019 #boato

Lula é vaiado e chamado de ladrão na chegada a Recife em 2019 #boato

Lula é vaiado e chamado de ladrão na chegada a Recife em 2019, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra Lula sendo hostilizado durante chegada a Recife (PE), em 2019. Ele foi vaiado e chamado de ladrão.

A saída de Lula da prisão tem sido um dos assuntos mais comentados na semana. Após a decisão do STF de abolir a prisão em segunda instância, abriu-se a possibilidade do ex-presidente solicitar sua soltura. Depois de deixar a prisão, o ex-presidente presenciou vaias e também apoio. Mesmo depois das diversas críticas sobre sua soltura, ele não deixou de retomar suas atividades políticas. O ex-presidente já retomou sua agenda partidária e deve voltar a viajar pelo país, em especial, pelo Nordeste.

E a história de hoje fala exatamente sobre isso. De acordo com publicações que estão circulando nas redes sociais, Lula teria passado por uma saia justa no Nordeste. Segundo o vídeo que acompanha as mensagens, o ex-presidente teria sido vaiado ao chegar em Recife (PE), após deixar a prisão. Além disso, ele também teria ouvido gritos de “ladrão”. Confira:

Versão 1: *LULA FOI HOMENAGEADO HOJE EM RECIFE ! Foi assim que o Ladrão Mor, foi recebido em Recife….nos braços do povo… Como ele acha que é querido, agora a ficha vai cair, pois o Brasil ACORDOU !*.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Versão 2: “LULA VAIADO EM RECIFE -PE. Hoje o ex-presidiário Lula iniciou sua turnê da injustiça pelo Nordeste. A primeira parada foi em Recife. O resultado podemos observar neste vídeo feito em celular. Fica claro que Lula não é bem vindo no local, recebe vaias e xingamentos. O Brasil não é o mesmo de quando governava oferecendo migalhas aos pobres e bilhões em financiamento para mega empresários e empreiteiros via BNDES. O povo não é imbecil e já começou a reagir, sabendo que a própria presença de Lula fora da cadeia é um enorme absurdo!”.

 

Lula foi vaiado e chamado de ladrão na chegada a Recife após sair da prisão?

A informação causou burburinho nas redes sociais e reacendeu o embate político entre apoiadores e oposição de Lula. Mas será que essa história de que Lula teria sido vaiado ao chegar em Recife (PE), após deixar a prisão, é verdadeira? A resposta é não!

Vamos aos fatos! Uma rápida leitura nas publicações é o suficiente para nos deixar com uma pulga atrás da orelha. Isso porque as mensagens apresentam detalhes duvidosos, como o caráter vago e alarmista, os erros de português e a falta de fontes confiáveis.

Além disso, diversas histórias falsas envolvendo Lula começaram a circular nas redes sociais após sua soltura. A equipe do Boatos.org já desmentiu diversas dela, como a que dizia que o jornal Charlie Hebdo teria feito uma crítica, em sua capa, sobre a decisão do STF que permitiu a saída dele da prisão. Também o caso que apontava que Lula teria sido atingido por uma chuva de ovos após ser liberado e, por fim, a história que indicava que o ex-presidente teria sido recebido com fogos de artifício, em São Bernardo do Campo (SP).

Ao olhar a agenda do ex-presidente Lula, encontramos, de fato, uma menção a Recife (PE). No próximo dia 17 de novembro de 2019, o ex-presidente vai participar do Festival Lula Livre que ocorre no local. Entretanto, o vídeo em questão circula há cerca de alguns dias (mais ou menos, dia 13 de novembro), antes mesmo do festival chegar à cidade. Vale ressaltar que após participar de um evento Nacional do PT, Lula resolveu tirar o feriado prolongado para passear e descansar na Bahia.

Fomos, então, buscar a origem das imagens e descobrimos que elas são reais, porém, mostram outro incidente e não tem nada a ver com Recife (PE). De acordo com os resultados, o fato teria ocorrido em Bagé (RS), durante a caravana de Lula pelo sul do Brasil no início de 2018. Na oportunidade, produtores rurais e empresários da cidade compareceram com tratores e cavalos para protestar contra Lula, enquanto o ex-presidente discursava para seus apoiadores.

Para finalizar, além da história estar fora de contexto, também houve uma manipulação no áudio. Os gritos de “Lula ladrão” não foram proferidos na chegada, mas sim durante um protesto que estava distante de Lula. O vídeo original da chegada pode ser visto aqui e mostra que os gritos não foram ouvidos nesse momento.

Em resumo: a história que diz que Lula é vaiado e chamado de ladrão na chegada a Recife após sair da prisão é falsa! O vídeo, de fato, é verdadeiro, mas não mostra Lula sendo hostilizado em Recife (PE). As imagens, na realidade, mostram um incidente em Bagé (RS), em 2018. Por fim, o áudio também foi manipulado. Os gritos de ocorreram em um protesto distante de Lula. Ou seja, tudo não passa de boato. Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

– Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
– Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
– Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
– Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
– Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2OsV71C