Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Vídeo mostra chegada de Lula em São Bernardo do Campo com fogos de artifício #boato

Vídeo mostra chegada de Lula em São Bernardo do Campo com fogos de artifício #boato

Vídeo mostra chegada de Lula em São Bernardo do Campo com fogos de artifício, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra a chegada do ex-presidente Lula a cidade de São Bernardo do Campo. Imagens mostram multidão empolgada e muitos fogos de artifício. 

A saída do ex-presidente Lula da cadeia repercutiu nas redes sociais e levou manifestantes de diversas capitais às ruas e, claro, geraram muitas notícias falsas na internet. A última que circula online aponta para um vídeo onde o ex-presidente teria sido ovacionado por uma multidão com fogos de artifício durante sua chegada em São Bernardo do Campo.

Na descrição, o texto afirma que as imagens foram registradas durante a chegada do petista “ontem à noite”. Leia o que diz a descrição e assista o vídeo: “Lula Chegando em São Bernardo do Campo. Vídeo da chegada de Lula a São Bernardo do Campo, ontem à noite!”, diz a mensagem. Assista ao vídeo que viralizou por aí.

Vídeo mostra chegada de Lula em São Bernardo do Campo com fogos de artifício?

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Uma porrada de gente saiu compartilhando as imagens por aí. Pena que o ex-presidente Lula não participou do vídeo. Para deixar claro aos desavisados: tudo não passa de boato. Entenda os porquês.

O primeiro e mais óbvio motivo está nas características da mensagem. É vaga, alarmista e não cita fontes confiáveis. Com base nesse briefing, ficamos desconfiados e fomos buscar mais informações sobre o assunto, mas nada encontramos.

Vale lembrar que a história também segue o roteiro de boatos com imagens e vídeos fora de contexto. Só para citar alguns recentes sobre política, temos a balela sobre a adega de Sérgio Cabral, sobre a presença de Serginho Groisman em um comício do PT e de Lula “expulso de um restaurante”. 

Ao buscar sobre a notícia, descobrimos que a chegada do ex-presidente em São Bernardo do Campo foi bem diferente das imagens apresentadas no vídeo, como mostra essa matéria do G1. Para começar, ele chegou a cidade durante o dia e não a noite. O ex-presidente até foi recebido com jingles e fogos de artificio (mas que não chegam nem perto do foguetório registrado no vídeo). Durante a comemoração, o petista discursou em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

Ao buscar pela origem do vídeo, descobrimos dois detalhes. O primeiro é que o vídeo é da torcida do Fortaleza durante a final da Copa do Nordeste 2019, quando o Fortaleza venceu o Botafogo-PB e conquistou o título inédito na competição. O segundo é que não é a primeira vez que dão o crédito errado. Em um passado recente, o vídeo já foi atribuído à torcida do Flamengo antes de um jogo da Libertadores.

Resumindo: o vídeo que mostra Lula sendo recebido em São Bernardo do Campo com fogos de artifício é falso. Na verdade, o vídeo faz parte do registro da torcida do Fortaleza durante a vitória da Copa do Nordeste. Ou seja, é tudo #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/32o6L2N