Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula usou ponto eletrônico durante debate da Globo, mostra vídeo #boato

Lula usou ponto eletrônico durante debate da Globo, mostra vídeo #boato

Lula usou ponto eletrônico durante debate da Globo, mostra vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Fotos e vídeos do debate presidencial da Globo mostram que o ex-presidente Lula estava usando ponto eletrônico. 

O último debate presidencial entre os candidatos à Presidência da República, o atual presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aqueceu a noite dos muitos eleitores.

Entre acusações e propostas de governo, os dois candidatos trocaram farpas, apontaram falhas nas respectivas gestões e apresentaram propostas governamentais, caso saiam vitoriosos no pleito do dia 30 de outubro de 2022.

Mas de acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria se beneficiado de uma ação proibida durante os debates. Segundo o vídeo que acompanha a publicação, o ex-presidente Lula teria usado um ponto eletrônico durante o debate presidencial na Globo, no dia 28 de outubro de 2022. Confira:

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Versão 1: “Notícia urgente! Lula estava com ponto eletrônico no debate da Globo que acabou de acontecer. Olha isso aqui na orelha do Lula. Ponto eletrônico! Não tá acreditando em mim? Então, olha melhor. Outro ângulo da mesma foto. Olha aqui. Ponto eletrônico. Mas não tá acreditando ainda? Olha esse vídeo. Nessa parte, o Lula coloca a mão na orelha e dá umas batidinhas, porque não está escutando. Só não vê quem não quer. Compartilhe esse vídeo com o máximo de pessoas possíveis”. Versão 2: “Lula estava com ponto eletrônico no debate ontem… Repassem”.

Lula usou ponto eletrônico durante debate da Globo, mostra vídeo?

Logo que a informação caiu na internet, viralizou nas redes sociais, em especial, no Twitter e deixou muitos eleitores do presidente Jair Bolsonaro indignados. Apesar disso, a história não é real. A explicação fica por conta da origem da informação e de uma simples busca por fotos de Lula.

Ao se deparar com a mensagem, logo de cara ficamos desconfiados. Ela apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista, o pedido por compartilhamentos e a ausência de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis.

Além disso, não é de hoje que Lula é acusado de utilizar meios ilegais para se beneficiar de debates ou entrevistas. No dia 25 de agosto de 2022, Lula foi acusado de receber uma folha com respostas durante sua sabatina no Jornal Nacional, da Rede Globo. A equipe do Boatos.org desmentiu a informação aqui.

Mas outra história falsa que andou circulando pela internet nos chamou a atenção. No dia 28 de agosto de 2022, durante o primeiro debate presidencial das eleições de 2022, Lula foi acusado de usar um ponto eletrônico. A equipe do Boatos.org desmentiu a informação e apontou que não existiam provas de que o ex-presidente teria feito isso. Além disso, a nossa equipe também destacou que, devido ao uso de muitas luzes, o suposto ponto, na realidade, seria apenas um reflexo.

Na história de hoje não é diferente. O homem que aparece no vídeo traz imagens de péssima qualidade para induzir os internautas de que Lula estaria usando um ponto eletrônico. Para começo de história, a utilização de pontos eletrônicos são terminantemente proibidos pelas empresas que organizam os debates presidenciais. Dessa forma, existe uma checagem antes dos candidatos entrarem no estúdio.

Além disso, as imagens da AFP do debate presidencial da Globo mostram tanto Lula quanto Bolsonaro em diversos ângulos. Nas fotos, é possível ver que nenhum dos candidatos está usando algo na orelha.

Se isso não bastasse, fotos do ex-presidente Lula mostram que o suposto ponto, na verdade, é só uma parte da orelha. Nas imagens feitas durante a sabatina de Lula, no Jornal Nacional, no dia 25 de agosto de 2022, é possível ver claramente que a saliência apontada no vídeo de hoje é apenas a orelha do ex-presidente Lula.

Por fim, a parte em que Lula aparece batendo próximo à orelha é o início do debate sobre o tema “criação de empregos”. Assim que Bolsonaro começa a falar, Lula gesticula e faz uma cara estranha. Logo em seguida, é possível ver Lula batendo próximo à orelha e gesticulando. Nos segundo seguintes, há um corte onde só aparece o presidente Jair Bolsonaro e, logo em seguida, Lula aparece ao lado do presidente, afirmando que não conseguiu escutar a pergunta. A cena começa no 1:32:50 e termina no 1:33:16. Dado ao fato de que Lula saiu de sua cabine antes do fim da pergunta, é provável que ele tenha feito o gesto e se deslocado para a frente para tentar escutar a questão (o que corrobora para a hipótese de que ele não estava escutando a fala de Bolsonaro).

Em resumo: a história que diz que Lula utilizou um ponto eletrônico na orelha durante o debate presidencial da Globo é falsa! Além do homem que gravou o vídeo utilizar imagens de péssima qualidade para tentar provar alguma coisa, as imagens do debate, feitas pela AFP, mostram o exato oposto. Nenhum dos candidatos possuía algo nas orelhas. Por fim, buscamos outras fotos do ex-presidente Lula e pudemos confirmar que a saliência indicada como um suposto ponto eletrônico, na realidade, é apenas o formato de orelha de Lula. Ou seja, a história não passa de balela!

PS: Neste fim de semana, a equipe do Boatos.org se uniu a outras 6 iniciativas de checagem de fatos no Brasil para verificar conjuntamente  desinformação sobre as eleições. A parceria reúne o AFP Checamos, Aos Fatos, Comprova, E-Farsas, Fato ou Fake e Lupa.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso