Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Gustavo Petro disse que casas com mais de 65m² serão compartilhadas na Colômbia #boato

Gustavo Petro disse que casas com mais de 65m² serão compartilhadas na Colômbia #boato

Gustavo Petro disse que casas com mais de 65m² serão compartilhadas na Colômbia, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em coletiva de imprensa, Gustavo Petro afirma que casas maiores do que 65m² serão compartilhadas na Colômbia.

Gustavo Petro foi eleito presidente da Colômbia, no dia 19 de junho de 2022, com 50,44% dos votos. É a primeira vez que os colombianos elegem um presidente de esquerda. Essa também foi a menor abstenção de eleitores desde 1998, com 45,1%. Ao contrário do Brasil, o voto na Colômbia não é obrigatório.

A eleição de Gustavo Petro tem dado o que falar pelo mundo. Após a vitória, o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, chegou a comparar Petro com Lula e teceu críticas ao novo presidente da Colômbia. E se no mundo real o falatório já está grande, no mundo das fake news não é diferente.

De acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, Gustavo Petro teria dito que, na Colômbia, casas com mais de 65m² seriam compartilhadas a partir de 2023. Confira:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 1: “Casas com mais de 65 m2 na Colômbia,  agora serão compartilhadas Mostre isso aos incautos e estúpidos,  que ainda não sabem discernir entre o BEM e o MAL”. Versão 2: “LAS VIVIENDAS DE MÁS DE 65 m2 SERÁN COMPARTIDAS CON OTRAS FAMILIAS”: GUSTAVO PETRO 26 de abril de 2018 14,339 Compartido “La propiedad en la Colombia Humana será para todos”, dijo el candidato a la Presidencia Gustavo Petro en rueda de prensa en Bogotá. Recordó que la carencia de vivienda es uno de los problemas estructurales del país, el cual debe ser solucionado urgentemente a través de esta medida, según la cual quien habite casas o apartamentos mayores de 65 m2 estará obligado a compartir el espacio con otras familias, asunto que será materia de reglamentación inmediatamente Gustavo Petro asuma la Presidencia de la”.

Versão 3: “AS CASAS COM MAIS DE 65m2 SERÃO COMPARTILHADAS COM OUTRAS FAMÍLIAS”: GUSTAVO PETRO 26 de abril de 2019 14,339 compartilhamentos “Na Colômbia Humana, a propriedade será para todos”, disse o candidato à Presidência Gustavo Petro em uma coletiva de imprensa, em Bogotá. Ele lembrou que a carências de habitações é um dos problemas estruturais do país, o qual deve ser solucionado urgentemente através dessa medida, segundo a qual, quem habita casas ou apartamentos maiores de 65 m2 será obrigado a compartilhar o espaço com outras famílias, assunto que será matéria de regulamentação imediatamente assim que Gustavo Petro assumir a Presidência da”. 

Gustavo Petro disse que casas com mais de 65m² serão compartilhadas na Colômbia?

A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Twitter e deixou muitos brasileiros contrários à esquerda revoltados. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da falta de provas.

Nos últimos dias, histórias falsas sobre o novo presidente da Colômbia, Gustavo Petro, têm rodado a internet brasileira. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que Gustavo Petro teria mandado soltar todos os presos da Colômbia e só foi eleito por causa da abstenção de votos. Também a que indicava que uma foto mostra Petro ao lado de Pablo Escobar.

Além disso, basta olhar para a publicação em espanhol para ver que história é de 2018. Ao procurar por ela, descobrimos que a publicação circula desde as eleições de 2018 e já foi desmentida em espanhol.

De acordo com o serviço de fact-checking Colômbia Check, a imagem que supostamente seria a matéria com Gustavo Petro não mostra, em nenhum momento, o nome do veículo de comunicação que teria publicado a reportagem. A imagem foi compartilhada no Facebook sem nenhuma referência e trata-se de uma montagem.

O próprio site de Gustavo Petro desmentiu toda a informação. De acordo com a página, o objetivo de Petro é que mais colombianos tenham acesso a lotes e casas. A página também destacou que não existe nada parecido no programa de governo de Gustavo Petro.

Em resumo: a história que diz que Gustavo Petro teria dito que casas com mais de 65m² serão compartilhadas na Colômbia é falsa! A história circula na internet desde as eleições colombianas de 2018. Na época, uma montagem de uma matéria foi compartilhada no Facebook, sem indicar o veículo de comunicação que teria feito a suposta reportagem. Ao procurar pelo assunto na internet, não existe nada, apenas a montagem. Se isso não bastasse, a própria página de Gustavo Petro afirmou que o novo presidente da Colômbia tem como objetivo permitir que mais colombianos tenham acesso à moradia. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso