Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Foto mostra presidente da Colômbia Gustavo Petro com Pablo Escobar #boato

Foto mostra presidente da Colômbia Gustavo Petro com Pablo Escobar #boato

Foto mostra presidente da Colômbia Gustavo Petro com Pablo Escobar, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Foto mostra o presidente eleito da Colômbia Gustavo Petro junto com Pablo Escobar e outros homens.

A eleição de mais uma presidente de esquerda na América do Sul está fazendo com um novo país entre na mira de militantes de direita que gostam de publicar fake news: a Colômbia. Desde a vitória de Gustavo Petro no pleito presidencial do país, o que não tem faltado são ataques.

O último deles aponta que Gustavo Petro, presidente eleito do país, teria uma foto de um passado “revelada”. Na imagem, Gustavo Petro estaria junto com Pablo Escobar e outros homens. Leia algumas das mensagens que circulam online e veja a imagem em questão:

Versão 1: “Apareceram” apenas 3 milhões de votos a mais nas urnas eletrônicas da Colômbia, que favoreceu o candidato narcotraficante amigo do Pablo Escobar e do Hugo Chavez Versão 2: Este aí ao lado do maior narcotraficante da história, Pablo Escobar, é o Beiçola da Grande família? Não, é o presidente eleito da Colômbia… Brasileiros, não cometamos o mesmo erro. Versão 3: Gustavo Petro : presidente eleito na Colômbia. NARCOTRAFICANTE das farcs,apoiado pelo PT, cúmplice de Pablo Escobar. Tá bom pra vocês ?

Foto mostra presidente da Colômbia Gustavo Petro com Pablo Escobar?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

O que não tem faltado são mensagens se aproveitando da imagem para tecer críticas ao presidente eleito da Colômbia. Porém, não é verdade que Gustavo Petro estava junto com Pablo Escobar na foto em questão.

As mensagens já nos causam desconfianças. Por terem características intrínsecas a boatos como o caráter vago, o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis, os textos já merecem uma segunda busca.

Além disso, o boato do tipo “fulano de tal foi flagrado” já é um clássico na internet. Só com Pablo Escobar, que é uma figura que ninguém quer ser próximo já desmentimos boatos que Dilma, Cristina Kirchner e Evo Morales já haviam sido fotografados com o narcotraficante morto em 1993.

Ao buscar sobre o assunto em questão, nada encontramos sobre o encontro de Gustavo Petro e Pablo Escobar. Pelo contrário, encontramos um desmentido sobre o assunto. Há desmentidos de sites como a versão em espanhol da AFP, o Colômbia Check e a página de checagem do site La República (do Peru).

Na realidade, a foto em questão não passa de uma montagem. O rosto do presidente eleito da Colômbia foi colocado em uma foto de Pablo Escobar com comparsas (que já circulava na internet, como é possível ver aqui). A publicação abaixo, da AFP mostra a modificação na imagem:

A imagem falsa chegou a circular durante as eleições na Colômbia. À época, o próprio Gustavo Petro se manifestou sobre o assunto. “Para quem fala de alguma relação entre mim e Pablo Escobar, digo, Pablo Escobar teve uma relação com o pai de Álvaro Uribe Velez, não meu, e era primo de José Obdulio, não meu. Que pena, mas os políticos do Cartel Escobar estão no poder”, disse no Twitter.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Gustavo Petro foi flagrado em uma foto antiga com o narcotraficante Pablo Escobar. A foto que está circulando online não passa de uma montagem feito para atacar o presidente eleito da Colômbia.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso