Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula se recusou a colocar flores no Memorial de Vítimas do Holocausto #boato

Lula se recusou a colocar flores no Memorial de Vítimas do Holocausto #boato

Lula se recusou a colocar flores no Memorial de Vítimas do Holocausto, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O ex-presidente Lula se recusou a colocar flores no túmulo que está no memorial das vítimas do Holocausto em Jerusalém (Israel).

A “volta” de Lula ao jogo político brasileiro tem feito com que boatos antigos sobre o ex-presidente também voltem a circular na internet. A última história que voltou às redes sociais aponta para uma suposta “negativa” dele.

De acordo com o texto que circula online, Lula se recusou a colocar flores no memorial das vítimas do Holocausto, em Jerusalém (Israel). A mensagem, comparativamente, aponta que Lula colocou flores no túmulo de Yasser Arafat. Leia duas das mensagens que circulam online:

Versão 1: Gente o vídeo que o Lula põe flores no túmulo de um ditador terrorista,e se nega a resar no túmulo das vítimas dele(holocausto)o face está tirando qdo a gente compartilha, vai vendo. Versão 2: LULA SE RECUSOU A COLOCAR FLORES NO MEMORIAL DAS VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO. Lula enquanto Presidente esteve em Israel, e é de praxe que todas as autoridades coloquem flores no memorial em homenagem às vítimas do holocausto. Se recusou, optou por colocar flores no túmulo de Arafat. Ideologia do atraso nunca mais!

Lula se recusou a colocar flores no Memorial de Vítimas do Holocausto?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Como falamos anteriormente, não é de hoje que esta história circula na web. Na realidade, o Boatos.org já desmentiu essa balela em 2019. Como o desmentido da época vale para hoje, relembre o que escrevemos a respeito do assunto:

Para começo de história, as mensagens apresentam as principais características de fake news na internet: são vagas, alarmistas, possuem erros de português e não citam fontes confiáveis. E, por mais que a pessoa no vídeo faça a afirmação, ela também não cita um local onde podemos confirmar a informação (ou apresenta uma prova concreta).

Além disso, procuramos pela informação em outros veículos de comunicação, mas nada encontramos. Vale ressaltar que a história começou a circular após a visita do presidente Jair Bolsonaro a Jerusalém. Naquela oportunidade, Bolsonaro estreitou laços com Israel e não visitou a região da Palestina, gerando críticas por parte do grupo islâmico Hamas.

No meio de toda essa situação, publicações afirmando que o ex-presidente Lula teria feito o inverso começaram a pipocar nas redes sociais. A prova seria o vídeo que acompanha as mensagens.

Foi aí que resolvemos investigar essa história a fundo e descobrimos que ela não passa de balela. Ao procurarmos sobre a visita de Lula a Israel, descobrimos que, em 2010, ele não só visitou o Museu do Holocausto, como também acendeu uma vela em homenagem às vítimas do Holocausto e deixou uma coroa de flores com as cores da bandeira do Brasil no local.

Além disso, após as acusações começarem a viralizar nas redes sociais, o deputado federal José Guimarães compartilhou uma matéria, em vídeo, da emissora NBR, mostrando a visita de Lula ao Museu do Holocausto e a homenagem prestada pelo ex-presidente.

Resumindo: apesar de muita gente continuar alardeando, a informação que aponta que Lula não deixou flores no Memorial de Vítimas do Holocausto, em Jerusalém (Israel) é falsa. Não passa de mais um boato desmentido aqui que voltou a circular na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/3kWrohw
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy
Marcações: