Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula acaba de quebrar o pacto de Genebra ao manter pessoas ilegalmente em um campo de concentração #boato

Lula acaba de quebrar o pacto de Genebra ao manter pessoas ilegalmente em um campo de concentração #boato

Lula acaba de quebrar o pacto de Genebra ao manter pessoas ilegalmente em um campo de concentração, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Lula está quebrando o pacto de Genebra ao manter 1,2 mil pessoas em um campo de concentração em Brasília.

Passados dois dias dos atos antidemocráticos que tornaram a Esplanada dos Ministérios um palco de depredação, as fake news sobre o assunto começam a mudar de tom. Depois da tentativa de uma criação de uma narrativa falsa que apontava que o vandalismo havia sido cometido por infiltrados, agora há reclamações por conta das prisões de quem estava depredando o Congresso, Palácio do Planalto e STF (será que é uma preocupação com os “infiltrados”?).

Uma série de mensagens estão apontando que Lula quebrou o Pacto de Genebra por manter 1,2 mil pessoas (em algumas mensagens é dito que são 1.700 pessoas) em um “campo de concentração”. Isso é reforçado por comentários de norte-americanos com uma série de acusações (e, inclusive, fala que duas pessoas morreram). Leia algumas das mensagens que viralizaram e a transcrição do vídeo:

Versão 1: O Lula acaba de quebrar o pacto de Genebra. Imprensa americana está denunciando o campo de concentração do PT. Versão 2: LULA E SEUS MINISTROS QUEBRARAM O PACTO DE GENEBRA AO MANTER PRISIONEIROS POLÍTICOS EM CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO.

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Versão 3: *U R G E N T E:* __CRIME HEDIONDO E COLETIVO ACONTECE EM BRASÍLIA AGORA__ Vídeos que circulam nas redes sociais revelam que Estado brasileiro mantém 1,7 mil pessoas presas ilegalmente, incluindo idosos, pessoas doentes, sem alimentação, sem banheiro e em condições degradantes, há mais de 20 horas. Isso é crime contra a humanidade GRAVÍSSIMO. Enquanto isso o presidente nomeado e 26 governadores amedrontados, ouvem o canto da sereia do nazista raivoso Flávio Dino e sua entourage. Órgãos internacionais de defesa dos direitos humanos precisam ser acionados urgentemente, pois há relatos de mortes que serão escondidas pela imprensa canalha, assim como está sendo escondido os vídeos que mostram os infiltrados responsáveis pelas invasões. As pessoas estão surtando no *primeiro campo de concentração brasileiro.* É URGENTE uma ação para libertar estas pessoas antes que uma tragédia ainda maior ocorra. Compartilhe isso com os deputados, senadores e contatos internacionais que você conhece. IMEDIATAMENTE.

E agora, com desenrolar das coisas, como acontece nessas situações, parece que haviam muitos provocadores nestes prédios ontem causando muito dano, quebrando janelas e coisas do tipo, e parece que isso está se tornando um “Incêndio do Reichstag” e sendo usado para reprimir estes protestos democráticos. Os protestos acabaram, os acampamentos estão sendo desmontados, por mandado judicial e executivo, e agora eles montaram um campo de concentração onde 1.200 cidadãos brasileiros estão trancados no ginásio no Centro de Treinamento da polícia em Brasília. E acaba de ser noticiado que duas dessas pessoas morreram, não tem água, não tem comida, não tem banheiros. Brasileiros compatriotas deste governo estão sendo tratados em condições piores do que a Convenção de Genebra permite para combatentes estrangeiros

Lula quebrou o pacto de Genebra ao manter pessoas ilegalmente em um campo de concentração?

O que não tem faltado na internet é mensagem de “patriota” criticando o presidente Lula. Porém, as acusações em questão são falsas. Não passam de retóricas que distorcem informações reais a fim de manipular a opinião pública.

Os textos já nos deixam muito desconfiados da veracidade da informação. As mensagens são vagas, alarmistas, têm erros de português e não citam nenhuma fonte confiável que comprove a informação sobre “campo de concentração”.

Além disso, as mensagens reforçam outras informações falsas. O vídeo norte-americano (vindo de um canal de extrema-direita não lá muito confiável) aponta falsamente que houve mortes entre presos (o que foi desmentido aqui) e que a violência foi realizada por infiltrados (o que também foi desmentido no Boatos.org).

Ao analisar o que ocorreu, podemos ver facilmente que não há como classificar a detenção de ilegal e o local como campo de concentração. Para começar, as pessoas não estão presas. Na realidade, foram pessoas que estão passando por uma triagem e, em alguns casos, sendo presas por conta dos crimes cometidos no domingo (10). Em outros, as pessoas são liberadas.

Na medida que os depoimentos estão sendo coletados, o número de pessoas no ginásio da Polícia Federal está sendo diminuído. No momento, todas as pessoas com mais de 65 anos, com alguma comorbidade ou com crianças com menos de 11 anos estão liberadas (essas pessoas, aliás, não deveriam nem estar acampadas ou nos atos antidemocráticos).

É falso que as pessoas estão sem comida, água e banheiro. Há gente reclamando que foi dado linguiça com angu e macarrão com nuggets. Tá certo que não é um churrasco de acampamento, mas fome não estão passando. Vale apontar que as pessoas estão com os seus pertences, tanto que estão utilizando celulares.

É importante citar que o Ministério dos Direitos Humanos está acompanhando a situação de quem está preso (algo que foi pedido, inclusive, por bolsonaristas) e que, até o momento, não há nada que aponte para maus tratos. O que há é uma investigação.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Lula está descumprindo o pacto de Genebra por colocar as pessoas em um campo de concentração. As pessoas já estão sendo liberadas da sede da PF (seja para ir para a prisão ou para casa) e as denúncias que circulam online são baseadas em informações falsas.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/2M3r9Bt
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso