Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Descoberto o golpe da invasão do Congresso planejado pelo PT #boato

Descoberto o golpe da invasão do Congresso planejado pelo PT #boato

Descoberto o golpe da invasão do Congresso planejado pelo PT, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Foi descoberto que a invasão do Congresso não passou de um golpe planejado pelo PT. Lula mandou infiltrar block blocs em meio às famílias que protestavam em Brasília. Com isso, acaba com os acampamentos e coloca a culpa em Bolsonaro.

Muito do que se viu ontem na Esplanada dos Ministérios em Brasília não passa de uma consequência de uma série de mensagens que ajudaram a incitar radicais. Mesmo com tudo que aconteceu, mensagens do tipo continuam circulando na internet.

Uma das histórias aponta que “foi descoberto o golpe da invasão do Congresso Nacional”. Tudo seria um plano do PT, que colocou infiltrados para fazer com que as manifestações a favor de Bolsonaro fossem desmontadas e que o ex-presidente fosse preso. Leia o texto:

DESCOBERTO O GOLPE DA INVASÃO DO CONGRESSO Tudo isso não passou de um golpe muito bem engendrado pela turma do PT. Explico. Eles estavam muito assustados com tanta gente em frente ao congresso e cada vez mais chegando pessoas de todos os lados. O Lula sabia que não tinha como tirar essas pessoas de lá pela repercussão internacional que iria causar a violência contra essas famílias com bandeiras brasileiras.

Por sua vez, como iria trabalhar o congresso com milhões de pessoas pressionando do lado de fora? Então tiveram uma ideia genial que mata três coelhos com um único tiro. Infiltraram black blocs no meio daquelas famílias que protestavam pacificamente e, a certa altura, estavam instruídos para entrar no congresso gerando assim o chamado ‘efeito manada’, onde um segue o outro por instinto.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Asseguraram a esses infiltrados que nada iria lhes acontecer juridicamente, afinal, com Chandão na linha de frente seria fácil inocentá-los. Com isso, a polícia miliciana do Lula já teria legitimidade para expulsar todos os manifestantes de Brasília de uma única vez e ainda por a culpa no Bolsonaro por ter sido o deflagrador da invasão (como já disse o Lula há pouco).

Com isso, eles já podem pedir legalmente a prisão do Bolsonaro e deixá-lo ainda ilegítimo nas próximas eleições. De quebra põe também a culpa no Luciano Hang que é uma pedra no sapato do Lula.  Pronto! Circo armado, plano executado e veremos como terminará. Resolvido o problema da multidão na frente do congresso. Espalhem. Gentil Neto.

Descoberto o golpe da invasão do Congresso planejado pelo PT?

É, parece que temos um Sherlock Holmes que descobriu tudo. Só que não! Apesar de a mensagem estar circulando com força entre bolsonaristas, a informação que aponta para o tal plano do PT não tem o menos fundo na realidade.

A mensagem se mostra falsa com uma análise do conteúdo e com um cruzamento das mensagens com a realidade. O texto consegue ter todas as principais características de fake news como o caráter vago, o tom alarmista, os erros de português, o pedido de compartilhamento e a falta de citação de fontes confiáveis.

O texto todo é repleto de acusações e teorias, mas carece do principal: de provas que sustentem as acusações. Ao olhar para a realidade, o que temos é o oposto do que é apresentado no texto.

Para começar, já conseguimos verificar algumas fake news que apontam para supostos “infiltrados” nos atos de vandalismo. Todos que mensagens apontavam ser esquerdistas eram, na realidade, simpáticos às pautas golpistas do protesto.

Além disso, a realidade mostra que houve um movimento orquestrado e que havia, sim, grupos mais radicais que defendiam a depredação (e até algo a mais) que ocorreu. Isso é corroborado pelo discurso que nós, do Boatos.org, temos monitorado na internet nos últimos dias.

Vale apontar que, ao buscar por qualquer informação que corrobore para a tese em questão, nada encontramos em fontes confiáveis. Há apenas o texto maluco que circula na internet.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que foi descoberto o golpe da invasão do Congresso. Há, sim, investigações em andamento e todas apontam para um ato orquestrado por manifestantes golpistas favoráveis a Bolsonaro.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/2M3r9Bt
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso