Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula não foi capa da revista Time e tudo foi uma farsa #boato 

Lula não foi capa da revista Time e tudo foi uma farsa #boato 

Lula não foi capa da revista Time e tudo foi uma farsa, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Lula não saiu na capa da revista Time e a prova é o link do site da revista, que mostra outra capa (sobre o clima).

Que todo mundo já esperava que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebesse ataques nas redes sociais durante as eleições de 2022, isso não era novidade para ninguém. Mas que essa situação fosse começar tão cedo, isso quase ninguém esperava.

Desde que Lula foi anunciado como provável candidato à Presidência do Brasil pelo PT, uma enxurrada de críticas e fake news sobre o ex-presidente começaram a circular na internet. A situação ficou ainda mais complicada quando o nome de Lula foi confirmado.

Exemplo disso é a história de hoje. De acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, Lula não teria sido capa da revista Time. Segundo o vídeo que acompanha a publicação, a capa que aparece no site da revista é azul e fala sobre o clima. Ainda de acordo com a história, apenas a revista física teria a capa de Lula que, na verdade, seria apenas uma matéria e, provavelmente, teria sido paga. Confira:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Versão 1: “LULA SAIU NA CAPA DA TIME MESMO? SAIBA A VERDADE!! A CAPA DA TIME ORIGINAL NÃO ESTAMPA LULA, NA VERDADE A TIME DISPONILIZA A CAPA COM LULA APENAS PARA QUEM QUER COMPRAR, NÃO FOI A CAPA PUBLICADA E SIM UMA MATÉRIA, PROVAVELMENTE PAGA”. Versão 2: “1B0MBA’ CAPA DA REVI$TA TIME ERA UMA FAR$A “LULA DESESPERAD0” IMPRENSA TENTA ABAFAR O FIA$C0”.

Lula não foi capa da revista Time e tudo foi uma farsa?

A informação viralizou rapidamente nas redes sociais, como o Facebook e o YouTube e está servindo de conteúdo em grupos bolsonaristas. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta das inúmeras provas de que Lula, de fato, foi protagonista da capa da revista Time.

Ao analisar a mensagem, logo de cara ficamos desconfiados. Tudo isso porque o texto apresenta as principais características de fake news, como o caráter vago, extremamente alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência do assunto em veículos de comunicação.

Além disso, como já lembramos anteriormente, histórias falsas envolvendo o nome do ex-presidente Lula se tornaram recorrentes na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que Lula teria sido capa da Forbes em 2022 e teria fortuna estimada em 2 bilhões de dólares. Também a que indicava que o grupo XP Investimentos teria emprestado um jatinho para Lula viajar pelo Brasil e, por fim, a que apontava que Lula teria sido envergonhado por um repentista durante um comício no Nordeste.

Ao procurar no site da revista Time, é possível ver que, de fato, existem outras capas para a mesma edição, como a que destaca as mudanças climáticas e também a próxima geração de líderes no mundo.

Entretanto, isso não significa que a capa de Lula não foi feita pela revista. Prova disso é a própria publicação que a Time fez em sua conta no Twitter. No dia 4 de maio de 2022, a revista Time anunciou em seu Twitter a nova capa de sua edição, que traz Lula na primeira página.

Se isso não bastasse, a história acabou desmentida por outros sites de checagens, como o Projeto Comprova. De acordo com o site de fact-checking, todas as capas que aparecem no site oficial da revista Time são legítimas. Em entrevista com a assessoria da Time, o Projeto  Comprova descobriu que a revista faz diferentes capas e as distribui para assinantes e bancas em diferentes lugares nos Estados Unidos.

Em resumo: a história que diz que Lula não apareceu na capa da revista Time é falsa! O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi sim protagonista de uma das capas da revista Time. Prova disso é uma publicação da própria revista divulgando a capa com Lula. Entretanto, assim como já é de costume, a revista Time também elabora outras capas para a mesma edição. Elas são distribuídas em diferentes partes dos Estados Unidos. Em entrevista para o Projeto Comprova, a assessoria da revista Time confirmou que a capa com o ex-presidente Lula é legítima. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso