Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > XP emprestou avião para Lula viajar pelo Brasil #boato

XP emprestou avião para Lula viajar pelo Brasil #boato

XP emprestou avião para Lula viajar pelo Brasil, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – XP Investimentos, responsável por encomendar pesquisa de intenção de voto, emprestou avião para Lula viajar pelo Brasil.

Após anunciar sua candidatura à Presidência pelo PT, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem vivido momentos de amor e ódio. Ao mesmo tempo que conquistou muitos seguidores e apoiadores, Lula tem sofrido constantes ataques nas redes sociais.

Exemplo disso é a história de hoje. De acordo com uma publicação que está sendo compartilhada nas redes sociais, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estaria utilizando o jatinho da XP Investimentos.

Segundo a história, o avião teria sido emprestado pelo empresário Guilherme Benchimol, fundador e chairman do grupo XP Investimentos. Ainda segundo a publicação, a prova da história estaria em um vídeo do Tik Tok que mostraria o suposto número da matrícula pintado no avião e um suposto print da ANAC, que mostraria a XP Investimentos como proprietária do avião. Confira:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 1: “Vocês sabem de quem é o avião que o Lula viaja pelo Brasil? É da XP Investimentos, emprestado pela XP Investimentos. A mesma que encomenda as pesquisas de intenção de voto do ladrão de 9 dedos. Ora, minha gente, quem encomenda a pesquisa e empresta o avião, encomenda o resultado, não tá na cara isso?”. Versão 2: “Vamos lá: O avião que @LulaOficial viaja pra lá é pra cá é emprestado por Guilherme Benchimol, fundador e chairman do grupo XP Investimentos. Ah! O q contrata a pesquisa do Ipespe! Deu para entender o golpe? Picaretagem total!!!”. Versão 3: “Esse dono da XP, o tal do Benchimol, além de fazer “pesquisa” pró-lula ainda cede o avião da XP pro Lula se deslocar pelo país e não encarar o povo nos aviões de carreira. Dinheiro pra isso não falta. Vamos DESINVESTIR na XP pra faltar?”.

XP emprestou avião para Lula viajar pelo Brasil?

A informação repercutiu e muito nas redes sociais, em especial, no Twitter e no Tik Tok, deixando muitos internautas revoltados. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta de informações equivocadas na história.

Ao olhar a mensagem, logo de cara ficamos desconfiados. Isso porque ela apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista e a falta de fontes confiáveis.

Além disso, como já citamos anteriormente, Lula tem sofrido ataques constantes nas redes sociais, com histórias falsas sobre supostas coisas que ele teria feito. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que Lula teria contratado 15 advogados para tirar do ar um vídeo em que chama Dilma de cretina e chama PT de organização criminosa. Também a que indicava que Lula teria orientado todos os brasileiros a ignorarem os partidos da nova política e, por fim, a que apontava que Lula teria afirmado que vai acabar com o Pix quando assumir a Presidência.

Ao procurar por mais informações sobre o assunto, descobrimos que a aeronave em questão, de fato, possui o registro da XP Investimentos na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Entretanto, também descobrimos que a mesma aeronave é pela empresa Líder Táxi Aéreo S.A – Air Brasil, que presta serviços de táxi aéreo no país.

Se isso não bastasse, não existe nenhuma prova de que Lula usou recentemente a aeronave em questão. A última vez que tivemos notícia de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou a aeronave foi em novembro de 2019. Na época, o fato gerou outra história falsa, a de que Luciano Huck teria emprestado o jatinho para Lula viajar.

Nos últimos tempos, é possível observar que Lula tem utilizado aeronaves de outros prefixos. Em agosto de 2021, Lula usou um avião Bombardier Challenger 604, que pertence a Air Jet, empresa que faz parte do conglomerado que também controla a Prevent Sênior. Já no restante do ano, Lula acabou usando aeronaves de diferentes empresas aéreas, inclusive da Líder Táxi Aéreo. Vale ressaltar que, em todas as oportunidades, os jatinhos foram alugados.

Além disso, não existe nenhuma prova de que o grupo XP Investimentos tenha emprestado o avião para Lula. Como já falamos, em todas as oportunidades em que o ex-presidente viajou de jatinho depois que saiu da prisão, as aeronaves foram alugadas. Se isso não fosse o suficiente, no registro disponível na ANAC, é possível ver que o avião nem pertencia à empresa.

Por fim, também não existem provas de que as pesquisas de intenção de voto são manipuladas por conta disso. Por sinal, nos últimos tempos, temos nos deparado com diversas fake news que tentam desacreditar as pesquisas e as eleições.

Em resumo: a história que diz que o grupo XP Investimentos teria emprestado uma aeronave para Lula viajar pelo Brasil é falsa! Na ANAC, o registro da aeronave consta o grupo XP Investimentos como proprietária da aeronave. Entretanto, quem realiza as operações é a empresa Líder Táxi Aéreo (e como é possível ver, a aeronave está autorizada para realizar esse tipo de serviço). Além disso, desde que Lula saiu da prisão, tem usado diversos jatinhos das mais variadas empresas para cumprir seus compromissos. Se isso não bastasse, todas as vezes que o ex-presidente usou esse tipo de serviço acabou optando pela locação das aeronaves. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso