Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula libera CNH para analfabetos e gratuita para toda população #boato

Lula libera CNH para analfabetos e gratuita para toda população #boato

Lula liberou CNH para analfabetos e gratuita para toda população, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O presidente Lula acabou de assinar a autorização de CNH para analfabetos. Além disso, ele liberou a CNH gratuita para todos os brasileiros.

Normalmente, as fake news relacionadas a ações do governo atual são acompanhas de críticas pesadas contra Lula, PT e esquerda. Não é o caso de hoje, que aponta para uma história com (pelo menos na versão que vimos) diversos elogios ao presidente.

Uma série de vídeos no TikTok está acompanhada de mensagens que apontam que Lula acabou de liberar a possibilidade de analfabetos tirarem a carteira de habilitação, a famosa CNH. Os conteúdos também apontam, em alguns casos, que Lula liberou a CNH gratuita para todos os brasileiros. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Versão 1: presidente Lula bate o martelo carteira de habilitação para analfabeto CNH liberada Versão 2: Presidente assina carteira de habilitação para analfabeto Versão 3: saiu hoje CNH gratuita para todos os brasileiros inclusive analfabetos.

Lula liberou CNH para analfabetos e gratuita para toda população?

Até vimos algumas versões da história com críticas em relação à questão dos analfabetos dirigirem. Porém, a grande maioria dos compartilhamentos foi acompanhada de elogios à iniciativa. Seja para o bem ou para o mal, uma coisa é fato: não procede a informação que aponta que Lula liberou a CNH para analfabetos ou mesmo que a tornou gratuita.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A mensagem, o histórico e uma busca pelo conteúdo em fontes confiáveis já acaba com o “mistério”. Assim como uma fake news “clássica”, a mensagem tem características de fake news como o caráter vago, o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis que confirmem a informação.

Não bastasse isso, não é de hoje que fake news sobre supostas ações do governo (seja ele qual for) circulam por aí. Já desmentimos, por exemplo, que Lula estava distribuindo picanha para os mais pobres, que havia possibilitado a chance de recuperar dinheiro dos impostos e que havia congelado contas bancárias.

Ao buscar pelo assunto em fontes confiáveis e fontes oficiais (como o próprio Diário Oficial), nada encontramos. Não há qualquer notícia sobre Lula ter aprovado a CNH para analfabetos ou mesmo ter liberado a CNH gratuita.

O que há, em relação às pessoas que não sabem ler e escrever, é um projeto de lei criado pelo deputado André de Paula (PSD-SE). Porém, o projeto ainda está em tramitação nas comissões da Câmara, sem previsão de votação. Depois disso, ainda iria para o Senado e, depois, para sanção presidencial. Ou seja: não há nada certo.

Sobre a CNH gratuita, o que é um programa anual chamado CNH Social, que atende algumas pessoas que não têm condições de pagarem pela carteira de motorista. O programa, porém, é limitado a algumas pessoas e a algumas regiões. Ao contrário do que apontam os vídeos, não é para todos os brasileiros.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Lula assinou a liberação da CNH para analfabetos e que agora as carteiras de motorista passariam a ser gratuitas. A história brotou em redes sociais (principalmente o TikTok) e não tem fundo de realidade.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm
Marcações: