Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula vai congelar contas bancárias (poupança e investimentos) em fevereiro #boato

Lula vai congelar contas bancárias (poupança e investimentos) em fevereiro #boato

Lula vai congelar contas bancárias (poupança e investimentos) em fevereiro, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Membros do governo de Lula acabaram de informar na CNN que as contas bancárias (das poupanças e de investimentos) vão ser congeladas a partir de fevereiro de 2023.

Desde quando o Boatos.org foi fundado, lá em 2013, tivemos que desmentir muitas fake news que apontavam que o “governo iria confiscar a poupança dos brasileiros”. Curiosamente, isso não ocorreu no governo Jair Bolsonaro. Porém, a história voltou já no quarto dia de governo Lula.

De acordo com mensagens que circulam online e um vídeo de um cidadão, o governo decidiu congelar todas as contas das poupanças e investimentos a partir de fevereiro de 2023. Os textos e o vídeo pregam que, por isso, as pessoas deveriam protestar e “realizar greve geral”. Leia os textos e a transcrição do vídeo:

Versão 1: Empresarios e inversionistas, querem um motivo para uma greve geral?? “congelamento de contas entre fevereiro e março de 2023 por CURTO prazo.” Que acharam? Versão 2: A partir de fevereiro as contas bancárias serão congeladas pelo atual governo. Versão 3: Urgente . Lula vai congelar contas nos bancos.  Já assinou o decreto para fevereiro

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Transcrição: Acabou de soltar na CNN ao vivo tá? Ex-diretores do PT próximos a Lula informaram que o ex-presidiário já tem um documento vacinado por pela cúpula inteira ele Alckmin aquela tralha toda de que ele voltando ao poder lá pra fevereiro março vão declarar em estado de emergência e congelar contas se foi feito por colo. Congelar a tua conta, a tua conta. Poupança, tudo. Cara, vocês têm noção disso? Conta corrente, tudo vai pro ralo. Falar uma coisa pra vocês, cara.

Eh você que é petista, funcionário público, porque a maioria é, quer defender o o estado inchado, quem trabalha, a Caixa Econômica, Banco do Brasil, eh, Correio, vocês que Petrobras, tudo petista, a grande, a grande maioria petista, primeiro salário que vai pro saco vai ser o de vocês, cara tem ligação direta com o estado, não vai poder fazer nada. Vocês vão vocês vão ser os primeiros a se foder. Na palavra dos petistas o caos herdado do governo anterior, fecha aspas. Na prática, uma medida que permita

Governo tenha liberdade para romper as regras fiscais e utilizar o orçamento livre de amarras por um período determinado. O tema vem sendo tratado como uma ideia eh na prática ali de um plano emergencial temporário inicial. Né? Esse documento é assinado dentre outros pelos ex-presidentes do PT José Genoíno e Rui Falcão que tem participado eh dos debates internos do partido sobre os rumos da campanha e de um eventual novo governo Lula. Rui Falcão por exemplo passou o ano novo na residência eh de Lula e é um interlocutor frequente ali

Lula vai congelar contas poupança e investimentos em fevereiro?

Por se tratar de um tema polêmico (e que já deu muito errado), sempre que a palavra “confisco” surge na internet, viraliza. Só que, assim como nos outros casos que desmentimos por aqui, é falsa a informação que aponta que Lula pretende dar início ao congelamento de contas a partir de fevereiro.

As mensagens, já de cara, começam a entregar a farsa. Elas têm características de fake news como o caráter vago, o tom alarmista e os erros de português. Além disso (como falamos no início do texto), este papo de confisco é um tema batido em fake news. Aqui cabe um parênteses.

A experiência que o Brasil teve com um plano que visava confiscar o dinheiro de contas bancárias foi traumática. O Plano Collor não só não cumpriu o seu objetivo (que era frear a hiperinflação) como também fez com que o próprio Fernando Collor de Mello perdesse popularidade a ponto de sofrer um impeachment. Isso fez, inclusive, com que a prática passasse a ser proibida no Brasil (isso ocorreu por meio de uma Emenda Constitucional de 2001). 

Não é preciso ser um “gênio” para perceber que qualquer governo (seja de esquerda, centro ou direita) que realizasse a tal medida cometeria suicídio político. Logo, não está nos planos de Lula e membros de seu governo (ainda mais porque teria que fazer isso por meio de uma PEC).

A prova disso está em uma busca pelo assunto. Não consta no plano de governo de Lula qualquer previsão de “congelamento de contas bancárias”. Ao contrário, encontramos desmentidos, inclusive do Boatos.org, sobre o assunto.

Na realidade, a tese que está circulando não passa de uma reciclagem de uma fake news que já desmentimos durante as eleições. Na época, bolsonaristas começaram a espalhar que a CNN havia falado (por conta de uma fala de um comentarista que apontava para quarentena fiscal) que Lula iria “confiscar das contas”. Relembre o que escrevemos na época:

Ao se deparar com a mensagem, logo de cara ficamos desconfiados. Isso porque o texto apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista e a ausência de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis.

Ao contrário de outras fake news, a história de hoje aponta uma referência confiável, que é a rede CNN. E uma rápida conferida na matéria apontada pela história desmente toda a tese.

A matéria citada pela história não fala nada sobre Lula confiscar poupanças e outras aplicações financeiras, caso vença as eleições. Na realidade, a reportagem trata sobre um documento assinado por uma ala do PT que defende a suspensão temporária de regras fiscais, caso Lula seja eleito. A ala pede para que as regras fiscais adotada pelo governo Bolsonaro sejam suspensas temporariamente para que Lula possa “enfrentar o caos herdado do governo anterior”. A situação se configuraria como medida emergencial em âmbito nacional, ou seja, possui um tempo limite para ser executada.

Como é possível ver, a matéria não fala nada sobre confisco de poupanças e aplicações financeiras. O que o documento pede é a instauração de uma situação de emergência onde se pode utilizar o Orçamento sem nenhuma restrição durante esse período, especialmente, para as necessidades básicas, como alimentação, moradia, saúde, educação e emprego.

Depois que desmentimos a história, a própria CNN apontou que não havia noticiado que Lula confiscaria contas. “Nas publicações, é distorcida uma reportagem da CNN para induzir os eleitores a acreditarem que o candidato teria a intenção de confiscar bens e ativos financeiros da população brasileira”, aponta o site da emissora.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o governo Lula afirmou que vai congelar as contas bancárias a partir de fevereiro de 2022. Trata-se de uma nova versão de uma informação falsa que já foi muito batida na internet.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso