Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Picanha grátis está sendo distribuída no Cras pelo governo Lula #boato

Picanha grátis está sendo distribuída no Cras pelo governo Lula #boato

Picanha grátis está sendo distribuída no Cras pelo governo Lula, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Agora que Lula ganhou as eleições de 2022, Cras estão distribuindo picanha grátis mensalmente. Foto mostra primeiro contemplado.

Uma das falas mais utilizadas por opositores de Lula durante as eleições é uma relacionada a como, de acordo com o presidente, a vida das pessoas iria melhorar caso fosse eleito. Em dado momento, ele disse que as pessoas voltariam a “comer picanha e tomar uma cervejinha”.

A promessa foi muito utilizada de forma crítica por simpatizantes de Bolsonaro. Agora que as eleições passaram, Lula venceu e tomou posse, uma imagem começou a circular na internet.

A foto mostra uma picanha da marca “Do Chef Friboi” junto com um selo que diz “distribuição gratuita governo federal Brasil União e reconstrução limitado a 1 peça por CPF mês de benefício Janeiro de 2023”. Junto à foto há mensagens que apontam que picanha está sendo distribuída no Cras. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Versão 1: Consegui pegar a minha, pra isso você tem que se cadastrar no CRAS da sua cidade, uma peça por família. Será entregue todo dia 2 de cada mês Versão 2: Procure o Cras mais próximo e se inscreva no programa minha picanha, minha vida. Vc será pesado pra saber Qtas picanhas terá direito por mês.

Picanha grátis está sendo distribuída no Cras pelo governo Lula?

A mensagem começou a ser compartilhada, inicialmente, de forma jocosa. Só que já vimos que teve gente (entre simpatizantes de Lula e de Bolsonaro) que acreditou e começou a procurar “onde se cadastrar”. Se você está aqui por isso, saiba que não haverá a tal distribuição de picanha.

A mensagem, por si só, já começa a entregar a farsa. Ela tem características de fake news como o caráter vago, o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis. E, ao buscar pelo assunto, já descobrimos verdade.

Não há nada sobre distribuição de picanhas no Cras. O único benefício previsto neste primeiro ano de Lula é o de R$ 600 mensais (que era o Auxílio Brasil e deve voltar a se chamar Bolsa Família). Se a família carente quiser comprar uma picanha, é possível (só esperamos que o preço não esteja muito alto).

O texto claramente é uma crítica a Lula e tenta apontar que “nada mudou no governo”. Quem já havia visto a fala de Lula sobre picanha sacou. Quem não viu, deve ter ficado esperançoso à toa.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Lula está distribuindo picanhas no Cras para as pessoas. A mensagem que circula online é uma ironia que claramente não foi muito entendida por alguns internautas.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: