Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula Fylho, investigado em esquema de fraude na compra de máscaras, é filho do ex-presidente Lula #boato

Lula Fylho, investigado em esquema de fraude na compra de máscaras, é filho do ex-presidente Lula #boato

Lula Fylho, investigado em esquema de fraude na compra de máscaras, é filho do ex-presidente Lula, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O filho do ex-presidente Lula está envolvido em um esquema de desvio de dinheiro na compra de máscaras em São Luís (Maranhão). É Lula Fylho (Lulinha), secretário de saúde da cidade.

Desde que o Boatos.org foi criado, lá em junho de 2013, um dos tipos de boatos mais recorrentes são os que falam sobre o “filho do Lula”. Já teve boato sobre “Ferrari de ouro”, posse de empresas, vídeo em iates etc. Pois bem: a mais nova sobre o “Lulinha” é a que aponta para um esquema de fraude na Covid-19.

Um vídeo de uma mulher, gravado originalmente no TikTok, aponta que Lula Fylho, alvo de uma ação de busca e apreensão na cidade de São Luís (Maranhão), seria o filho do ex-presidente Lula. Na mensagem, a mulher fala sobre a “mansão”, relembra que é o “biólogo” e diz que tudo tem a ver com a “fraude” na compra de máscaras. Leia a transcrição do vídeo:

Sabe quem é o orgulho de papai sabe? Sabe? Esse é o Lulinha, Lula Fylho, com y, biólogo empresário aquele que juntava m… de elefante. Chego a ficar emocionada. Seguindo os passos de papai. E não é que o malandro mora na área nobre da cidade, num condomínio de luxo. Será quanto que custa a mansão dele? Bonner: Vamos botar isso na pauta. G1 matéria do G1 vamos lá. Bora Bonner agiliza. Como é que é? E olha só a figura era secretário de saúde em São Luís no Maranhão e comandava um esquema de desvio de dinheiro na compra de máscaras na proteção contra o covid que coisa hein? Ele é o filho de quem mesmo? Do Lula.

Lula Fylho, investigado em esquema de fraude na compra de máscaras, é filho do ex-presidente Lula?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

O vídeo se espalhou com muita força na internet e deixou muita gente com raiva (em alguns casos, com mais raiva ainda) do ex-presidente. Porém, não é verdade que Lula Fylho (preso em São Luís) seja filho do ex-presidente.

Para que você entenda o caso, vamos contextualizar o que ocorreu. No último dia 8 de abril, a Polícia Federal realizou uma operação de busca e apreensão na casa de Lula Fylho, ex-secretário de Saúde de São Luís. Ele foi acusado de liderar um esquema de compras superfaturadas de máscaras PFF2. Na operação, foi apreendido R$ 200 mil em espécie e o caso ainda está sob investigação.

Agora, vamos ao “detalhe” (pasmem): apesar da convicção da mulher no vídeo, Lula Fylho não é filho do ex-presidente Lula. Não é preciso ser um gênio para perceber alguns detalhes que eliminam toda a tese.

O primeiro deles é que o “Fylho” do nome não significa que ele é “filho do ex-presidente”. O nome dele é Luiz Carlos de Assunção Lula Fylho. O nome do ex-presidente é Luiz Inácio Lula da Silva. Como é possível ver, os sobrenomes dos dois são completamente diferentes.

Para além disso, Lula Fylho não consta como nenhum dos filhos do ex-presidente. Os filhos homens do ex-presidente são Fábio Luís, Sandro Luís, Marcos Cláudio e Luís Cláudio. O filho que era biólogo, citado no vídeo, é Fábio Luís.

Vale citar que, em nenhum momento da biografia de Lula Fylho (que é figura pública no Maranhão há quase dez anos), é dito que ele é filho do ex-presidente. A tese só “brotou” depois da operação da PF e apenas em redes sociais.

Resumindo: a história que aponta que Lula Fylho, investigado por desvio de verba na compra de máscaras, é filho do ex-presidente Lula é falsa. O ex-presidente não tem parentesco algum com o ex-secretário de Saúde de São Luís, que não consta entre os filhos dele.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3tP2fIR
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy