Lula aparece em foto com traficante Celsinho da Vila Vintém #boato

Boato – Foto mostra o ex-presidente Lula, Eduardo Paes e o recém liberto traficante Celsinho da Vila Vintém.

Já falamos inúmeras vezes que o que não tem faltado em relação a fake news são informações falsas que tentam ligar o ex-presidente Lula ao crime. A última das histórias aponta para “mais um” suposto amigo traficante.

Uma imagem de Lula e Eduardo Paes junto com uma terceira pessoa durante um comício está viralizando com a informação que aponta que foi o traficante Celsinho da Vila Vintém que subiu no palanque com os dois. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Confira também: É falso que Lulinha foi preso no Paraguai! Confira o desmentido em vídeo:

Clique e siga o Boatos.org no YouTube

Versão 1: Eduardo Paes (Prefeito do Rio de Janeiro), Lula e Celsinho da Vila Vintém, traficante recém liberto da cadeia cadeia após passar mais de 20 anos preso. Versão 2: Traficante Celsinho da Vila Vintém foi solto há 2 dias e já está ao lado de Lula. Abre o olho Brasil. Versão 3: ALGUÉM AÍ SABE O NOME DESSE “”CIDADÃO”” AO LADO DO LULA? NAO SABEM? É  O FAMOSO CHEFE DO TRAFICO CELSINHO DA VILA VINTÉM….

Lula aparece em foto com traficante Celsinho da Vila Vintém?

O que não faltou foi gente compartilhando a imagem por aí e acusando Lula de ter uma “ligação com traficantes”. Só há um detalhe: a informação que aponta para o tal encontro entre Lula, Eduardo Paes e Celsinho da Vila Vintém é falsa.

A mensagem já nos ajuda a ficar desconfiados da veracidade da informação. O texto que circula por aí é vago, alarmista, tem erros de português e não cita qualquer fonte confiável que comprove a informação apresentada.

Para além disso, tem sido constante a quantidade de fake news sobre encontros de Lula com “bandidos”. Já desmentimos, por exemplo, que os presos pelo “atentado contra Tarcísio” estavam como Lula. Também desmentimos que o CPX era um recado para o Comando Vermelho.

Ao buscar por informações sobre o encontro, que viraria notícia em tudo que é lugar, nada encontramos em fontes confiáveis. Ou seja: a “fonte” da história é o zapzap do bolsonarista radical.

Ao procurar pela imagem, chegamos ao veredicto. Na realidade, a imagem em questão é fruto de uma montagem. A imagem original foi feita em 25 de setembro de 2022, quando Lula foi a um evento na quadra da escola de samba Portela. Na foto correta, quem está com Lula e Paes é o deputado estadual André Ceciliano (que concorria ao Senado no Rio de Janeiro). Esta matéria tem a foto.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Lula e Eduardo Paes apareceram em uma foto com o traficante Celsinho da Vila Vintém. A foto que está circulando é uma montagem e quem está originalmente na foto é o deputado André Ceciliano.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet