Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > É falso que Lula e Janja tenham sido expulsos de restaurante em Brasília em 2024

É falso que Lula e Janja tenham sido expulsos de restaurante em Brasília em 2024

Lula foi expulso de restaurante em Brasília em 2024 e sobrou até para Janja, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – O presidente Lula foi expulso de um restaurante em Brasília e sobrou até para a primeira-dama Janja.

Análise

Um vídeo está circulando com todas as forças na internet e deixando opositores de Lula agitados. Nas imagens, pessoas protestam contra o presidente em o que aparece ser um restaurante.

Junto à filmagem, há um narrador que aponta que Lula teria sido expulso de um restaurante em Brasília em março de 2024 e que Janja estava junto.  “LULA É EXPULSO DE RESTAURANTE EM BRASÍLIA E SOBROU ATÉ PRA JANJA”, diz a mensagem. Leia a transcrição:

Lula e janja vão ao restaurante favorito do barbudo em Brasília para comer ó uma picanha companheiro mas olha o que aconteceu aí do lado de for aliás vou colocar do lado de dentro né depois depois fora do lado de dentro logo né Aí ó Isso foi eles quando o pessoal se deu conta ó auau olha agora

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Checagem

Para fazer a checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que Lula foi expulso de um restaurante em Brasília em março de 2024? 2) Qual a origem dos vídeos que seriam de Lula expulso de um restaurante em Brasília? 3) Por que mensagens que como esta circulam na internet?

É verdade que Lula foi expulso de um restaurante em Brasília em março de 2024?

Não é verdade. A prova disso está na ausência de qualquer ocorrência recente em fontes confiáveis que apontem para a tal “recepção a Lula em um restaurante”.

Vale apontar que, em um ambiente polarizado como o do Brasil, figuras públicas saem a público apenas em ambientes em que estejam blindados (com muitos simpatizantes ou em local com entrada controlada).

Para além disso, os vídeos que estão viralizando na internet já foram utilizados em outros fakes desmentidos pelo Boatos.org no passado.

Qual a origem dos vídeos que seriam de Lula expulso de um restaurante em Brasília?

O mesmo vídeo já foi utilizado em fake news que apontavam que Lula havia sido “expulso de restaurantes” em Natal, Curitiba e Recife. Na realidade, o vídeo sequer teve a presença do atual presidente do Brasil.

O vídeo é, na realidade, de 2017. Na época, João Doria (ex-governador de São Paulo) tinha ido a um restaurante em Natal. No mesmo disso, algumas pessoas fizeram um protesto contra ele e, no mesmo disso, pessoas que estavam no restaurante começaram a gritar contra PT e Lula. Na época, o MBL publicou as imagens. 

Por que mensagens que como esta circulam na internet?

Temos uma teoria de que, por mais absurda que sejam, mensagens falsas que apontam para agressões contra figuras públicas têm a sugestão como principal objetivo.

A partir do momento em que conteúdos fakes como este circulam na internet, há uma incitação a ódio que, de fato, pode gerar uma violência de verdade contra uma figura pública. Ou seja: o potencial danoso é grande.

Há um segundo objetivo: o de caçar-cliques por meio de quem compartilha. O que não faltam na internet são pessoas querendo se alimentar de “bombas”.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que Lula tenha sido expulso de um restaurante em Brasília junto com Janja em 2024. O vídeo que está circulando na internet não passa de um conteúdo antigo que voltou a circular com uma nova versão de fake na web.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).