Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula é expulso de restaurante em Natal (RN), mostra vídeo #boato

Lula é expulso de restaurante em Natal (RN), mostra vídeo #boato

Boato – Vídeo mostra Lula sendo expulso de um restaurante chamado “Camarões” em Natal (RN) “sem ovada” e ao som de “Lula na cadeia”.

As viagens de prováveis candidatos nas eleições presidenciais de 2018 têm dado o que falar. Lula, João Dória e Jair Bolsonaro se envolveram em polêmicas com manifestantes nos últimos dias. E é justamente um vídeo sobre protestos que viralizou nas redes sociais nos últimos.

Uma filmagem mostra o que seria o ex-presidente Lula sendo expulso de um restaurante em Natal (RN). De acordo com mensagens que acompanham o arquivo, ele teria tentado almoçar no restaurante (de luxo), mas teve que sair do local ao som de “Lula na cadeia”. Leia o texto que circula em uma das versões da história e assista ao vídeo:

Sem ‘ovada’, Lula é expulso de restaurante em Natal (veja vídeo). A caravana dele no Nordeste vem colecionando reveses. O ex-presidente sentiu na pele neste sábado (19) a ira absolutamente espontânea das pessoas. Nada planejado. Reação natural de repulsa.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Ele chegou com sua comitiva no restaurante ‘Camarões’ em Natal e as pessoas que almoçavam no local efetuaram o protesto que cresceu, ganhou grandes proporções, obrigando o petista a se retirar. O som do coro ‘Lula na cadeia’ marcou a recepção.

Vídeo flagrou Lula sendo expulso de restaurante em Natal (RN)?

O vídeo e a mensagem (com algumas variações) viralizaram muito no WhatsApp e Facebook. Mas será mesmo que Lula foi expulso de um restaurante em Natal (RN)? A resposta é não. Vamos aos fatos.

O principal ponto que detona a farsa está na agenda do ex-presidente. Ao contrário do que diz o texto (publicado por um site que só posta informações falsas, por sinal), ele não esteve em Natal nos últimos dias. No dia 17 de agosto, Lula esteve na Bahia. No dia 20 de agosto, chegou a Sergipe. Mas se o petista não estava no restaurante, o que aconteceu então?

Na última semana, quem esteve em Natal foi João Dória. Aí, um grupo de simpatizantes de Lula resolveu fazer um protesto dentro do Shopping Midway com faixas contra o prefeito de São Paulo. Em resposta, clientes do restaurante começaram a gritar fora PT. O vídeo chegou a ir para o Facebook do MBL depois de gravado. Essa notícia do Jornal Novo (de Natal) fala do assunto. Detalhe: nem Dória estava no local.

Resumindo: a história que fala que Lula foi expulso de um restaurante em Natal aos gritos de “Lula na cadeia” é falsa. A filmagem é real, mas é de uma confusão sem a presença do ex-presidente.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99331-6821.