Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula foi flagrado bêbado, “mijado” e caído em Davos, durante Fórum Econômico #boato

Lula foi flagrado bêbado, “mijado” e caído em Davos, durante Fórum Econômico #boato

Lula foi flagrado bêbado, “mijado” e caído em Davos, durante Fórum Econômico, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Fotos mostram que o ex-presidente Lula foi flagrado bêbado, mijado e caído durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, no ano de 2003.

O início do ano de 2022 está sendo exemplar em termos de reciclagem de fake news que circularam no passado (em especial no ano de 2018). A que vamos falar hoje é mais uma delas e aponta para um suposto vexame do ex-presidente Lula no Fórum Econômico Mundial, realizado em Davos (Suíça).

Duas fotos estão circulando como se fossem do evento em questão. Em uma delas, Lula aparece, aparentemente, caído perto a uma cerca. Em outra, ele aparece fazendo sinais (similares a de um óculos) com as mãos e com a calça aparentemente molhada. As duas fotos apontam que Lula estaria bêbado, mijado e que havia passado vexame em Davos. Veja as mensagens que circula por aí:

Versão 1: Quando criticarem o Mito, esfreguem essa foto… reativa a memória! Lula Bêbado, Mijado, Fazendo Caretas em Davos, durante o Forum. Lula dá vexame na Suíça, fica bêbado, se mija todo e os assessores tiveram que o levar discretamente embora para o Hotel. Ministra fica profundamente envergonhada. Janeiro 2003. Versão 2: Lula Bêbado, Mijado, caindo na grama Em Davos, durante o Forum Janeiro 2003. Os assessores e seguranças tiveram o maior trabalho ao levá-lo ao hotel para curar o porre. Ele queria ficar fazendo palhaçada

Lula foi flagrado bêbado, “mijado” e caído em Davos, durante Fórum Econômico?

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Não demorou para, em pleno 2022, a história se espalhar com todas as forças na internet. Porém, não é verdade que as imagens mostrem Lula bêbado e “mijado” e sequer são do Fórum Econômico Mundial, em Davos. Como este boato foi desmentido em 2019 por aqui, relembre o que escrevemos a respeito do assunto:

Para começo de história, as publicações apresentam as principais características de boatos online: são vagas (não informam qual foi o Fórum e muito menos citam datas), alarmistas, possuem erros de português e não citam fontes confiáveis.

Resolvemos fazer uma busca sobre o suposto ocorrido, mas nada encontramos. Foi então que, conferindo as imagens, descobrimos que elas não têm absolutamente nada a ver com Davos ou Lula bêbado e caindo na grama.

Nenhuma das imagens retrata o ex-presidente Lula em Davos, em 2003. A foto onde, supostamente, Lula teria caído na grama após ficar bêbado, na realidade, foi tirada em 2008. Naquela ocasião, Lula visitava a cidade de Dianópolis (TO) e quebrou o protocolo ao passar por debaixo de uma cerca para cortar caminho até seu destino. A foto foi publicada no jornal Folha de S. Paulo no dia 12 de março de 2008. Ou seja, não teve nada de queda e nem de bebida.

Já a suposta foto que mostraria Lula com as roupas molhadas após fazer xixi também não tem nada a ver com a história. A imagem foi registrada em 2009, durante uma cerimônia em Brasília, onde Lula estava acompanhado de sua esposa, Marisa Letícia, e por Dilma Rousseff, então ministra de Minas e Energia de seu governo. O “xixi”, na verdade, foi apenas um jogo de sombras e o ex-presidente fazia caretas, porque brincava com as crianças que acompanhavam a cerimônia.

Por fim, outros sites de fact-checking já desmentiram a informação e ressaltaram que a cobertura da passagem de Lula por Davos, em 2003, não registrou nenhuma imagem que mostrasse o ex-presidente embriagado.

Resumindo: nem Lula foi flagrado “bêbado e mijado” tampouco as imagens são do Fórum Econômico de Davos. Na realidade, as imagens que circulam online nada mais são do que fake news que já foram desmentidas por aqui e em outros sites.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso