Lula diz que negros são escravos e vagabundos #boato

Boato – Vídeo mostra o momento em que Lula chama negros de escravos e vagabundos. Ele disse que “os negros não foram libertados para serem cidadãos ou cidadãs. Eles deixaram se ser escravos para virarem vagabundos”.

Já falamos inúmeras vezes que fake news lá de 2018 estão voltando a circular agora em 2022. O mesmo está ocorrendo com desinformações que circularam no ano passado. A prova disso é uma mensagem sobre Lula que voltou a viralizar.

Um vídeo com a legenda “Lula diz negros são escravos e vagabundos” está circulando online. No trecho, Lula diz “Sabe, os negros não foram libertados para serem cidadãos ou cidadãs. Eles deixaram se ser escravos para virarem vagabundos”.

Lula disse que negros são escravos e vagabundos?

Não demorou para a o conteúdo voltar a viralizar na internet. O que mais nos deixa curioso é que, na realidade, trata-se de uma fake news já desmentida aqui (e também por outros site). O Boatos.org desmentiu a balela em maio de 2021. Como o desmentido da época vale para agora, relembre o que escrevemos na época:

Vale apontar que não é a primeira vez (inclusive com Lula) que vídeos são editados para imputar acusações contra políticos. Há pouco tempo, desmentimos um boato que apontava para um vídeo com velocidade alterada para dar a impressão que o ex-presidente estava bêbado. Há, ainda, um vídeo que foi cortado para dar impressão de que ele teria xingado nordestinos, Dilma e o PT (desmentimos aqui e aqui).

Assim como nos casos anteriores, o vídeo em questão passou por uma edição para dar impressão de que Lula teria falado mal dos negros. Ao buscar pela filmagem original, chegamos a uma entrevista de Lula ao site Diário do Centro do Mundo (de apoio ao petista) no dia 8 de abril de 2021. No meio da conversa (a partir do tempo 29:04), Lula faz uma crítica a classes dominantes ao dizer o seguinte:

Aqui no Brasil tem uma classe que é originária do escravagismo. Nesse país, sabe, que ela acha que é o seguinte: só tem que ter 35% da população que come, que viaja, que vai para Miami, que vai para Bariloche que vai ver museu na Europa para ver museu nos Estados Unidos. O restante, sabe, tem que se lascar. É assim desde a Proclamação da República. Desde o fim da escravidão, eles pensam assim: Sabe, os negros não foram libertados para virar cidadão ou cidadã, ele deixaram de ser escravos para virar vagabundo, que é como a elite tratava ele e continua tratando até hoje. Então eu me pergunto: quando é que a gente vai se rebelar como ser humano e não aceitar mais isso.

 

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Lula disse que negros são escravos e vagabundos. Na realidade, trata-se de um vídeo cortado e que, na realidade, Lula parafraseava o que, de acordo com ele, a elite falava sobre negros.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet