Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > É falso que Lula tenha dito que “leva o Brasil para uma guerra” para não sofrer “golpe”

É falso que Lula tenha dito que “leva o Brasil para uma guerra” para não sofrer “golpe”

Lula disse levo o Brasil para uma guerra, mas ninguém tira dessa cadeira por golpe, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Lula disse “levo o Brasil para uma guerra, mas ninguém me tira dessa cadeira por golpe” durante reunião sobre Israel.

Análise

A fala de Lula sobre a guerra entre Israel e o Hamas está sendo frontalmente criticada pela oposição ao governo federal (que acusa o presidente brasileiro de “igualar” a guerra ao Holocausto). Em meio a isso, já há até um pedido de impeachment em andamento.

Neste contexto, uma suposta fala de Lula está viralizando na internet. De acordo com a mensagem, ele teria dito durante uma reunião “levo o Brasil para uma guerra, mas ninguém me tira dessa cadeira por golpe”.

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Ou seja: a mensagem sugere que Lula quer iniciar uma guerra com Israel em vez de sair do poder. Além disso, é dito que ele teria “comunicado” que viraria delator “se caísse”. Leia a mensagem que circula online:

Versão 1: “Levo o Brasil para uma guerra, mas ninguém me tira dessa cadeira por “golpe”. Se eu cair, muita gente dessa vez eu vou levar junto. Eles não são loucos, desta vez eu mesmo viro o delator.” Sim, isso é uma conversa de um propineiro com seus comparsas. Coisa de quadrilheiros.

Versão 2: DESESPERO, MEDO E ÓDIO, são os relados de quem participou da reunião convocada por Lula as pressas sobre Israel; aos mais próximos ele havia dito ” Levo o Brasil para uma guerra, mas ninguém me tira dessa cadeira por “golpe”
Será ?

Checagem

A história está viralizando com muita força na internet. Por isso, vamos realizar a checagem do conteúdo respondendo às seguintes questões: 1) Lula disse “levo o Brasil para uma guerra, mas ninguém me tira dessa cadeira por golpe”? 2) Há alguma chance de o Brasil entrar em guerra com Israel por causa das falas de Lula? 3) O que podemos falar sobre a questão do “delator” e do “golpe”?

Lula disse “levo o Brasil para uma guerra, mas ninguém me tira dessa cadeira por golpe”?

Não. Além de não termos registro de nenhuma reunião “tensa” como a que está sendo alardeada na internet em fontes confiáveis, a suposta declaração de Lula consta apenas em fontes enviesadas. Vimos o conteúdo apenas em contas de redes sociais de pessoas que não nutrem simpatia por Lula.

Em outras palavras, assim como outras fake news de declarações atribuídas a Lula (como esta, esta e esta), a balela foi “plantada” e “brotou” em redes sociais.

Há alguma chance de o Brasil entrar em guerra com Israel por causa das falas de Lula?

Por mais que haja uma escalada de tensões diplomáticas entre o Brasil e Israel, é impossível que os dois países acabem avançando nas discussões a ponto de entrarem em guerra.

Primeiro, porque os países são distantes geograficamente e um conflito mobilizaria forças que não fazem o mínimo sentido no contexto global.

Segundo, porque Israel já tem suas próprias guerras e conflitos para se preocupar. Não teria por que ter tensões como estas. Terceiro, porque o Brasil é um país historicamente pacífico. Não teria sentido um conflito armado.

O que podemos falar sobre a questão do “delator” e do “golpe”?

Também são dois elementos que só servem para ilustrar a fake news. Para falarmos em “delação de Lula”, teríamos que ter algum inquérito ou escândalo em aberto. O que, no momento (2024), não há.

Para falarmos em golpe, precisaríamos estar diante de uma ameaça contra Lula. No momento (2024), isso é improvável. Por sinal, a chance do pedido de impeachment (dada a configuração atual do poder) avançar só não é menor do que a do Brasil entrar em uma guerra.

Conclusão

Fake news ❌

Não é verdade que Lula tenha dado a tal declaração sobre “guerra”, “delação” e “golpe”. Assim como tantas outras fake news, a história brotou do nada em redes sociais e não é balizada por fontes confiáveis.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).