Lula diz “vamos confiscar tudo” em matéria de capa do Jornal do Brasil #boato

Boato – Capa do Jornal do Brasil reporta que ex-presidente Lula disse “vamos confiscar tudo” sobre poupança de quem tem mais de R$ 50 mil.

Durante as eleições, um dos tipos de fake news mais clássicos que vimos viralizar na Internet é o que apontava para supostas matérias em portais de notícias. Hoje, alguém tentou ser mais “vanguardista” na desinformação.

De acordo com uma mensagem que circula online, o Jornal do Brasil teria dado uma bomba em sua capa. Lula teria prometido confiscar a poupança de quem tem mais de R$ 50 mil na conta. Leia o conteúdo que a página mostra:

“JORNAL DO BRASIL. VAMOS CONFISCAR TUDO! PARA REPOR ROMBO DE 400 BI, GOVERNO VAI CONFISCAR. “QUEM GANHAR ACIMA DE 8 MIL PAGARÁ 47,5% DE IMPOSTO DE RENDA”. “TEREMOS QUE CONFISCAR AS POUPANÇAS ACIMA DE 50 MIL”. Medidas antipopulares serão necessárias, assim como fez o Collor de Melo anos atrás. Bolsonaro deixou um rombo fiscal de 400 Bilhões e para cumprir minhas metas irei tirar dos mais ricos e dar aos mais necessitados. Por isso iremos aumentar a cobrança do IMPOSTO DE RENDA e confiscar a POUPANÇA e INVESTIMENTOS acima de 50 mil”.

Lula diz “vamos confiscar tudo” em matéria de capa do Jornal do Brasil?

A imagem começou a se espalhar com tudo em todas as principais redes sociais e, principalmente, aplicativos como o WhatsApp e Telegram. Porém, não houve nenhuma matéria do tipo e não há qualquer tipo de previsão desta natureza com Lula.

Além do histórico recente de mensagens falsas, com matérias fake relacionadas à política no Brasil, algo na página parecia estar errado.

Achamos erros de gramática com o uso de caixas altas, ausência de identificação de unidade monetária e até erro no sobrenome de Collor (foi escrito Melo e o correto é Mello).

Além disso, a diagramação do Jornal do Brasil (que não existe no impresso desde 2019) é diferente da do site. Descobrimos também que o número da edição que está na capa falsa consta em uma busca do Google. Na matéria original, o tema é ondas gigantes.

Ao buscar pela suposta matéria, nada encontramos em fontes confiáveis. Sequer encontramos a menção à entrevista no Jornal do Brasil.

Vale apontar, ainda, que não há qualquer registro de previsão de confisco de dinheiro nos planos de Lula. Ou seja: a história foi tirada do fundo do nada.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Lula prometeu na capa do Jornal do Brasil confiscar a poupança e que isso virou notícia. Trata-se uma montagem para alardear uma fake news.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet