Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Não há provas de que Lula discursou bêbado sobre guerra entre Hamas e Israel

Não há provas de que Lula discursou bêbado sobre guerra entre Hamas e Israel

Lula discursou bêbado sobre guerra entre Hamas e Israel, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – Lula estava bêbado quando falou sobre a guerra entre Hamas e Israel e a guerra entre Rússia e Ucrânia.

  Análise

Que Lula (assim como seu antagonista Bolsonaro) sempre lança mão de falas polêmicas (e às vezes fora de tom), a gente já sabe. A última que está circulando na internet aponta para o que seria uma suposta solução para a guerra entre Israel e Hamas.

No vídeo, Lula aponta que algum país amigo do Hamas teria que ligar e pedir para que o reféns fossem libertados. Depois, ele disse para que os presos do Hamas também teriam que ser libertados por Israel.

Vídeo: é falso que Lula foi flagrado beijando Suzanne von Richtofhen

Na segunda parte, ele está fazendo um discurso no qual aponta que a solução entre a guerra de Rússia e Ucrânia seria resolvida no Brasil em uma mesa de bar na primeira, segunda, terceira ou outras cervejas. O vídeo está com a seguinte legenda: “bêbado. Inacreditável! Fala sobre tudo como se estivesse na mesa de um boteco. Vergonha! lula bêbado”.

Checagem

É importante citar que esta não é a primeira vez que o nome de Lula é citado em boatos que o acusam de estar bêbado. Só para ficar em alguns exemplos, já desmentimos fake news que apontavam que ele estaria bêbado quando foi libertado da prisão, quando lançou a campanha e outros momentos (como com Janja em um carro). 

Dito isso, vamos às questões. Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) As falas de Lula sobre a guerra entre Hamas e Israel e a guerra entre Rússia e Ucrânia? 2) Lula fez o discurso sobre a guerra entre Hamas e Israel e a guerra entre Rússia e Ucrânia bêbado? 3) Ele tem razão no que diz?

As falas de Lula sobre a guerra entre Hamas e Israel e a guerra entre Rússia e Ucrânia?

Sim, são reais. A fala sobre Israel e Hamas foi feita durante conversa de Lula com jornalistas no dia 27 de outubro de 2023. Este vídeo do canal do YouTube do Poder 360 mostra a fala:

A fala sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia foi feita em março de 2022. A fala foi feita durante um evento na Universidade Estadual do Rio de Janeiro e foi publicada no canal do YouTube do Antagonista na época:

Lula fez o discurso sobre a guerra entre Hamas e Israel e a guerra entre Rússia e Ucrânia bêbado?

Não há qualquer comprovação de que o presidente estivesse embriagado. Na realidade, a fala parece normal e o conteúdo não destoa tanto do que ele já disse em outras ocasiões. É leviano falar que ele estava bêbado.

Ele tem razão no que diz?

As intenções são boas já que se tratam de discursos antiguerra e há uma tentativa de explicar de forma simples o que deveria feito. Porém, até o próprio Lula deve saber que conflitos tão complexos não se resolvem desta forma. Nem a guerra entre Rússia e Ucrânia vai se resolver em um bar tampouco Hamas e Israel vão dar o braço a torcer sobre o assunto.

Conclusão

Boato sem comprovação 👎

Falas à parte, não é verdade que Lula estava bêbado nos vídeos em questão. Para atestar a acusação, precisariam ser feitas mias averiguações. Com isso, classificamos o conteúdo como boato sem comprovação.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)