Foto mostra Lula bêbado e caído durante encontro em Davos de 2003 #boato

Boato – Em 2003, ex-presidente Lula ficou bêbado durante Fórum em Davos e teve que ser levado pelos seus assessores para hotel.

Nos últimos dias, o assunto que tomou conta das conversas nas redes sociais foi a primeira participação de Jair Bolsonaro em um encontro de líderes mundiais. O presidente do Brasil esteve na cidade de Davos, na Suíça, para participar do Fórum Econômico Mundial.

A participação do líder brasileiro, entretanto, causou polêmica. Mas se a oposição teceu críticas, alguns apoiadores de Jair Bolsonaro logo publicaram imagens do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que mostrariam que até ele já causou constrangimento durante o encontro.

Segundo as publicações, que viralizaram nas redes sociais, em 2003, Lula teria aparecido bêbado para o Fórum em Davos. Além disso, ainda de acordo com as postagens, ele teria feito xixi na própria roupa, dando trabalho para seus assessores, que precisaram levar o ex-presidente para o hotel. Confira:

Versão 1: “Petistas para de criticar o Bolsonaro…vcs esqueceram quando Lula foi a Davos? Que vexame!!! vergonha nacional seguranças levando Lula pro hotel bêbado e todo mijado… esse sim né foi o melhor presidente do Brasil. “. Versão 2: “= UM VEXAME SEM PRECEDENTES = N° 01 – Lula em Davos…”.

Foto mostra Lula bêbado e caído durante encontro em Davos de 2003?

É claro que as postagens logo viralizaram nas redes sociais e causaram uma verdadeira surpresa em muitos brasileiros (em outros, constrangimento). Mas será que as fotos realmente mostram Lula bêbado durante o Fórum em Davos, em 2003? A resposta é não e a explicação você confere a seguir.

Vamos aos fatos! Para começo de história, as publicações apresentam as principais características de boatos online: são vagas (não informam qual foi o Fórum e muito menos citam datas), alarmistas, possuem erros de português e não citam fontes confiáveis.

Resolvemos fazer uma busca sobre o suposto ocorrido, mas nada encontramos. Foi então que, conferindo as imagens, descobrimos que elas não têm absolutamente nada a ver com Davos ou Lula bêbado e caindo na grama.

Nenhuma das imagens retrata o ex-presidente Lula em Davos, em 2003. A foto onde, supostamente, Lula teria caído na grama após ficar bêbado, na realidade, foi tirada em 2008. Naquela ocasião, Lula visitava a cidade de Dianópolis (TO) e quebrou o protocolo ao passar por debaixo de uma cerca para cortar caminho até seu destino. A foto foi publicada no jornal Folha de S. Paulo no dia 12 de março de 2008. Ou seja, não teve nada de queda e nem de bebida.

Já a suposta foto que mostraria Lula com as roupas molhadas após fazer xixi também não tem nada a ver com a história. A imagem foi registrada em 2009, durante uma cerimônia em Brasília, onde Lula estava acompanhado de sua esposa, Marisa Letícia, e por Dilma Rousseff, então ministra de Minas e Energia de seu governo. O “xixi”, na verdade, foi apenas um jogo de sombras e o ex-presidente fazia caretas, porque brincava com as crianças que acompanhavam a cerimônia.

Por fim, outros sites de fact-checking já desmentiram a informação e ressaltaram que a cobertura da passagem de Lula por Davos, em 2003, não registrou nenhuma imagem que mostrasse o ex-presidente embriagado. Nas nossas buscas encontramos desmentidos do Fato ou Fake (G1), Agência Lupa e Aos Fatos.

Em resumo: a história que diz que o ex-presidente Lula teria ficado bêbado e feito xixi nas próprias calças durante sua participação no Fórum em Davos, em 2003, é falsa! As imagens não são de 2003, mas sim de 2008 e 2009, respectivamente, e mostram o ex-presidente em eventos no Brasil. Ou seja, a história não passa de balela e não vale a pena ser compartilhada. Até a próxima!

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.

Compartilhe este artigo:
error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)