Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula bêbado confessa tudo e depois convoca 15 advogados para tirar vídeo de redes sociais #boato

Lula bêbado confessa tudo e depois convoca 15 advogados para tirar vídeo de redes sociais #boato

Lula convocou 15 advogados para tirar do ar vídeo em que chama Dilma de “cretina” e diz que o PT é uma “organização criminosa”, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Depois de ficar bêbado e confessar tudo, Lula convocou 15 advogados para tirar vídeo A Verdade Oculta de Lula das redes sociais.

O segundo turno das eleições está sendo um grande festival de fake news recicladas. Algumas delas precisam apenas de um “elemento novo” para voltarem a viralizar na internet.

A história de hoje aponta que o ex-presidente Lula teria dado uma entrevista bêbado e “confessado tudo” em relação às falcatruas. A mensagem aponta, ainda, que posteriormente, ele convocou 15 advogados para tirar um vídeo chamado A Verdade Oculta de Lula das redes sociais.

No vídeo, de uma entrevista, Lula teria falado coisas como, por exemplo, que um presidente mente quando viaja pelo Brasil, chamado Dilma de cretina, falado que o PT é uma organização criminosa e, no final, apontou que ia falar um monte de mentiras se voltasse à Presidência. Leia algumas das mensagens que circulam online e a transcrição do vídeo:

Vídeo: é falso que Sadia esteja dando prêmios para quem compartilhar no WhatsApp

Versão 1: Lula bêbado confessa tudo, LULA CONVOCOU 15 ADVOGADOS PARA TIRAR ESSE VÍDEO DAS REDES SOCIAIS A Verdade oculta de Lula. Versão 2: Lula bêbado confessa tudo, A casa caiu Se: Lula! Atenção população!

Transcrição: Então quando um presidente viaja, sabe, o país, viaja o Brasil, às vezes mente, às vezes diz tá acontecendo e não tá acontecendo. É o que eu digo da seca do Nordeste, então é essa coisa dizer que não tem dinheiro pra educação, dizer que não tem dinheiro pra saúde. Aí. Eu acho que é isso que nós temos que explorar.

Agora como explicar os panelaços que tiraram Dilma do poder? Porque a Dilma era cretina, maldosa, mentirosa, safada. O problema é que nós temos complexo de vira-lata e não nos damos importância. Eles só deram o azar de mexer comigo.

As pessoas sabiam que o PT foi criado para ser uma operação criminosa, que eu era o chefe porque era o mais importante. Eles foram na minha casa, invadiram minha casa, revistaram minha casa, tiraram tampa do fogão, abriram televisão, levantaram colchão da minha casa. Encontraram 20 bilhões de reais.

E eu tava no meu lugar quietinho. Eu sou o cara. Eu vou te dizer uma coisa o Edson, se eu voltar à presidência, pode acreditar que eu vou inventar uma quantidade enorme de mentira como se fosse um, uma coisa azeda, aquela pessoa azeda, sabe, se colocar na água dá um suco de limão. Tenham todos um bom dia.

Lula bêbado confessa tudo e depois convoca 15 advogados para tirar vídeo de redes sociais?

O vídeo, agora no segundo turno das eleições, se espalhou com muita força na internet. Porém, trata-se de um conteúdo que já foi desmentido por três vezes no Boatos.org: duas em 2017 (aqui e aqui) e em 2022. Como os desmentidos valem para hoje, relembre o que escrevemos sobre o assunto.

1: Não sei se você notou, mas esse tipo de estratégia que aponta que “fulano vai tirar o vídeo do ar”, “compartilhem antes que saia do ar” e etc é típica de boatos na internet. Aqui no Boatos.org, já tivemos que desmentir aquela história do vídeo “que passou no Bom Dia Brasil e o Congresso mandou tirar do ar” ou do vídeo “que passou na TV Senado e saiu do ar”.

Obviamente, esta história de que Lula está contratando 15 advogados não faz o menor sentido. Até porque se ele quisesse, de fato, tirar o vídeo original (que é uma montagem que atinge a imagem dele), seria preciso apenas um advogado. Não precisaria disto tudo. Quanto a todas as cópias do vídeo que se espalhou, nem com um milhão de advogados ele conseguiria fazer algo.

Só por desencargo, fomos procurar o que Lula ou sua equipe falou a respeito do vídeo. Desta vez, não encontramos nenhuma informação que seria pedida a retirada do ar do vídeo. Vale apontar que, recentemente, outro boato sobre um vídeo de Lula viralizou. Nem por isso, foi tirado do ar.

2: À primeira vista, já deu para ver que o vídeo foi editado. Quem olhar com atenção, pode perceber que há “pulos” na fala do ex-presidente. Ou seja, temos a impressão de que o arquivo foi editado. É justamente isso que acontece.

No dia 25 de outubro de 2017, Lula concedeu uma entrevista para a rádio Teófilo Otoni AM, da cidade mineira de Teófilo Otoni. A entrevista, transmitida no Facebook oficial de Lula, teve 46 minutos. Como é possível ver, o vídeo “a verdade oculta” foi criado com falas “picotadas de lá”. Você pode conferir o vídeo completo abaixo e ver que ele é completamente diferente com o que está circulando.

Resumindo: nem Lula estava bêbado tampouco o conteúdo do vídeo em questão é de uma “confissão de tudo”. Na realidade, a história que circula por aí não passa de uma montagem que insiste em circular na internet.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: