Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Clipe de Lorena e Rafaela foi retirado do Youtube pelo Congresso #boato

Clipe de Lorena e Rafaela foi retirado do Youtube pelo Congresso #boato

Boato – Clipe de Lorena e Rafaela passou na Globo. Depois o Congresso e o Senado censuraram o clipe da música Políticos de 3º Mundo, que foi retirado do Youtube.

Que o WhatsApp é uma ferramenta muito útil para as pessoas, é inegável. Mas também é inegável que o aplicativo de mensagens tem sido um “vetor” de diversos boatos que circulam na internet. O que nem todos perceberam é que uma especificidade do WhatsApp tem feito boatos se espalharem na internet.

Não sei se você percebeu, mas muitas informações são mandadas “picadas” pelo aplicativo. Por exemplo, alguém manda um texto e um vídeo em seguida. Essa forma fragmentada de se comunicar tem feito um tipo de prática se espalhar. Textos (ou áudios) falsos estão sendo mandados diversas vezes com arquivos (imagens ou áudios ou vídeos) distintos.

Temos, no mínimo, três exemplos: a mensagem que diz que o WhatsApp vai pagar centavos por foto de crianças doentes que são repassadas (já desmentimos quase uma dezena de boatos envolvendo o mesmo texto e fotos diferentes), o caso da pessoa que quer “matar” 30 crianças (cada semana aparece um acusado diferente) e a história do vídeo “que passou no Bom Dia Brasil e foi censurado pelo Congresso”.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Nesta história (falsa) de vídeo “censurado” já apareceram vídeos de Ciro Gomes, app Mudamos e tantas outros (que não desmentimos porque é complicado falar sempre da mesma coisa). Agora, as vítimas seriam as cantoras Lorena e Rafaela. De acordo com o texto, elas cantaram no Bom Dia Brasil e foram censuradas. “Congresso e o Senado ligaram para a TV intimando sob ameaça que retirassem o texto da pauta dos demais telejornais do dia, e já foi retirado do YouTube”, diz. Leia o texto completo:

Confira o desmentido sobre esse tipo de boato em vídeo

Print da notícia falsa que diz que o clipe de Lorena e Rafaela foi censurado pelo Congresso
Print da notícia falsa que diz que o clipe de Lorena e Rafaela foi censurado pelo Congresso

Clipe de Lorena e Rafaela foi retirado do Youtube pelo Congresso e Senado?

A história viralizou muito. Além do compartilhamento no WhatsApp, no Facebook uma postagem chegou a 220 mil compartilhamentos. Só para comparar, o vídeo postado pelas próprias cantoras, uma participação no programa Sertão em Festa, que não tem uma vírgula sobre censura e pode ser visto abaixo, teve 17 mil compartilhamentos.

Ok. O vídeo fez sucesso, a letra da música é boa, mas não estamos aqui nem para fazer crítica musical tampouco analisar alcance de vídeos virais? Como o nosso negócio é checar fatos, estamos aqui para falar que, independentemente de tudo, a história da censura é falsa. Vamos aos fatos.

Vamos ser breves: 1) O texto é hiper batido. Era boato, continua sendo boato e será boato nas próximas vezes que for compartilhado. 2) As meninas não passaram (pelo menos por enquanto) no Bom Dia Brasil. Isso fica bem claro na filmagem, inclusive. 3) Não há nenhuma notícia de “Senado e Congresso” querendo censurar o vídeo. 4) As meninas não foram censuradas do Youtube. Tanto que têm um canal.

Resumindo: o boato até está ajudando a divulgar o trabalho de Lorena e Rafaela e a música Políticos de 3º Mundo, mas a história de que a música foi censurada não passa de “conversa mole para boi dormir”. Boato!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.